Descubra a importância da vitamina D para a sua saúde

Estudos recentemente publicado nos Estados Unidos comprovaram que cerca de 10% da população de países desenvolvidos ou em desenvolvimento possui deficiência de vitamina D no organismo. Esta deficiência eleva em, aproximadamente, quatro vezes as chances de quedas, fraturas ósseas, sintomas depressivos, câncer de cólon e problemas cognitivos (de memória e da capacidade de raciocínio).

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

A vitamina D protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo de toxinas, incluindo as proteínas amilóides associadas à doença de Alzheimer, promovendo um melhor funcionamento do organismo como um todo. A grande maioria das pessoas deficientes em vitamina D apenas irão apresentar sintomas na idade adulta, sobretudo, na terceira idade (a partir dos 65 anos). Por isso, é importante tomar cuidado com a falta desse nutriente, que é vital para o nosso organismo, desde a juventude.

beleza | nutrição | emagrecimento | dicas de nutrição | dicas para emagrecer com saúde | saúde | dieta | vitamina D | a importância da vitamina D para sua saúde | entrevista com Mariana Cabral | Mariana Cabral no Lindizzima
Imagem: reprodução Jornal Hoje Livre.


COMO SABER SE TENHO DEFICIÊNCIA DO NUTRIENTE?
Um simples exame de sangue (25OH Vit. D3) detecta os níveis de vitamina D do organismo. Ele deve ser solicitado por um médico experiente, sobretudo na presença de sinais e sintomas de carência desse nutriente. Entre os sintomas, as queixas mais comuns são dores ósseas (latejamento/desconforto) na coluna lombar, quadril e pernas e dor e fraqueza na musculatura dos braços. Existe também um risco aumentado de quedas e osteoporose. Muitos pacientes também se queixam de fraqueza e desânimo.

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D
– Idade superior a 65 anos; 
– Pele negra; 
– Insuficiente exposição à luz solar; 
– Medicamentos (anticonvulsivantes e corticóides); 
– Obesidade (índice de massa corporal superior a 30); 
– Falta de atividade física.
 
Ao certificar-se de que está ingerindo quantidades diárias recomendadas à sua faixa etária, você está prevenindo problemas futuros de quedas, osteoporose, fraturas e até doenças cardiovasculares (como infarto, trombose e derrame cerebral).
Outros benefícios trazidos pelo componente são a melhora da capacidade física (aumento da disposição e do ânimo) e uma menor chance apresentar problemas cognitivos (demência senil e Mal de Alzheimer) na terceira idade, a prevenção do câncer de cólon e de sintomas depressivos. 
 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA D
– Óleo de peixe – 400 miligramas por colher de chá;
– Gema de ovo – 20 miligramas por unidade; 
– Salmão fresco -100 a 250 miligramas por 100 gramas;
– Sardinha e atum – 200-300 miligramas por 100 gramas; 
– Leite de soja – 200 miligramas (1 copo).
 
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Para prevenir a deficiência de vitamina D em pessoas com exposição solar inadequada, recomenda-se uma dieta rica no nutriente, que varia conforme a faixa etária. O tratamento da deficiência consiste em suplementação oral por cerca de oito semanas:
 
-Bebês: 400 miligramas; 
-Crianças e Adolescentes: 400 miligramas;
-Adultos com menos de 51 anos: 400 miligramas; 
-Maiores de 51 anos: 600 miligramas.

por Mariana Cabral

Post Anterior

Dicas para fazer a famosa make de olhos esfumados sem borrar

Próximo Post

As melhores peças da coleção Poderosas do Brasil, da C&A

Voltar ao topo