Que moda é muito bom, a gente já sabe. Mas aliar moda e gastronomia é tudo de bom, não acham? Para levar a você as melhores dicas de culinária e algumas receitas especiais, entrevistamos Cauê Paciornik, apresentador do quadro Detetive Culinário, do programa Almoço de Estrelas do SBT.
Aqui, ele fala com exclusividade sobre gastronomia, moda masculina e muito mais. Vem conferir!
LEIA MAIS: Receitas de sucos detox para o verão
L: Qual a sua concepção em relação a homens que se interessam por moda? Você se interessa??
C.P.: Acredito que o homem moderno tem que se ligar no que acontece e criar um estilo próprio! Me interesso sim por moda, mas não sou nenhum fashionista ou lanço tendências. Gosto de observar bastante o que tá rolando nas ruas. Na gastronomia, se você exagera em algum ingrediente, pode colocar em risco todo o prato. Na moda, eu acredito que seja a mesma coisa: se você vestir algo que não cabe pro seu visual, pode acabar completamente com o seu look e passar vergonha…
L: A seu ver, qual seria uma dica essencial de moda masculina?
C.P.: Eu vou de encontro com aquela máxima de "menos é mais". Tenho algumas peças coringas, como, por exemplo, aquela calça jeans escura que vai combinar com bastante coisa do guarda-roupa. E bom senso sempre! Por mais que você goste de uma roupa, nem sempre ela cai bem para você, então, NÃO use! E, também, atenção às ocasiões. Eu adoro andar de bermuda e consigo vários visuais legais com a peça, mas isso não quer dizer que toda hora vão me ver assim. Tem a hora certa de usar.
L: Acredita que existem pessoas com o dom da gastronomia, ou é simplesmente o interesse na área que faz a pessoa ser um bom chef?
C.P.: Acredito que a gastronomia, assim como a maioria das coisas na vida, é questão de dedicação, esforço, estudo e interesse. A gastronomia consiste em, além de cozinhar, na montagem do prato, no entendimento dos ingredientes, na ocasião por trás daquele prato, enfim, são muitos fatores envolvidos além de simplesmente colocar as coisas na panela e cozinhar. Tem muito estudo envolvido e, como tudo na vida, tem que gostar, tem que ter prazer em fazer isso! Eu sou um gourmand, adoro comer, experimentar coisas novas e, com o programa, fui aprendendo muita coisa. Tenho uma excelente prática lá, estudo sempre e fico atento ao que tá rolando no mundo todo, o que os grandes Chefs tão fazendo por aí. Viajo muito e sempre que viajo, procuro algum ingrediente típico da cultura local pra trazer comigo.
L: Tem uma receita preferida pra um jantar especial?
C.P.: Camarão com açafrão e, de acompanhamento, arroz com uvas brancas. Uma receita muito especial que eu fiz para a revista digital da Dudalina, edição Capri, com modo de preparo na íntegra, que pode ser baixada no app pra tablets Android e IOS (clique aqui para assistir ao vídeo).
L: Se te pedissem para preparar uma ceia de Natal diferente, fora do convencional, qual seria sua sugestão?
C.P.: O nosso Natal tem um clima muito quente, então, a aposta tem que ser em pratos leves. Acredito que peixe é perfeito pra ocasião. Minha sugestão de receita, elegante e muito gostosa, é um Duo de Peixe Folhado e com Molho de Dill.
Ingredientes:
– 1 filé de salmão (Lombo);
– 1 filé de robalo (Lombo);
– 1 maço de Dill Fresco;
– 1/2 litro de molho Béchamel Médio;
– Sal;
– Pimenta do Reino;
– 1 Rolo de massa Folhada.
Preparo:
– Tempere os 2 peixes com Sal e Pimenta do Reino à gosto;
– Pique o Dill o mais fino possível e misture ao molho Béchamel;
– Abra a massa Folhada e espalhe o creme;
– Deite os dois lombos de peixe lado a lado e cubra com a massa;
– Leve ao forno pré aquecido por, aproximadamente, 30 minutos – ou até a massa ficar crocante (é possível controlar e perceber a crocância com um garfo).
Bastidores das gravações do quadro Detetive Culinário, que vai ao ar em Janeiro de 2015, gravado no Morro de São Paulo, na Bahia. Imagens: divulgação.
+ Entrevista exclusiva com Bianca Andrade, do blog Boca Rosa
Para ficar ainda mais por dentro do melhor da gastronomia, acesse o canal do Youtube do programa Detetive Culinário e assista a outras dicas de receitas gostosas!
por Marcéli Paulino