Iris Apfel abre o jogo sobre o que é estilo e atitude em sua opinião. Queremos saber!

Conhecida por seu estilo ímpar, Iris Apfel é ícone de moda e personalidade. Além de colecionar acessórios de alta-costura, artigos de arte e tecidos, ela tem um olhar bastante apurado e maduro quando o assunto é estilo.

Em uma entrevista ao Style.com, ela abriu o jogo sobre o que julga ser estilo de verdade e sobre alguns outros gostos pessoais.

LEIA MAIS: Nossa editora entrevista Gaspard Ulliel sobre o filme Saint Laurent

moda | dicas de moda | consultoria de moda | Iris Apfel | dicas de moda de Iris Apfel | estilo | atitude | estilo e atitude | Iris Apfel dá dicas de estilo
Imagem: Danielle Kosann [via Style.com].


* Qual o seu segredo para envelhecer com tanta elegância?
Não tenho segredo nenhum. Sempre me alimentei bem, nunca comi "porcarias", não bebo refrigerante mas, por outro lado, costumava fumar quatro maços de cigarro por dia! Mas larguei depois, em apenas um dia. Não me exercito regularmente, mas também não bebo em excesso, apenas de vez em quando e muito moderadamente.

* Qual o seu conceito de estilo pessoal?
Uma mulher precisa se conhecer muito bem e saber o quanto pode pagar, não apenas financeiramente, mas psicologicamente – o quanto ela pode se permitir. Ela precisa saber até onde vale a pena investir seu tempo e dinheiro com estudos e experimentos. Estilo pessoal é atitude, atitude e atitude. É algo que precisa vir de dentro. Você precisa desenvolver algumas coisas dentro de si mesma e é algo que não é fácil e que leva tempo. Ultimamente concluí que é algo realmente difícil para muitas mulheres e que as deixa nervosas, a ponto de pensar "prefiro andar mal vestida". Se você está feliz, é o que importa. Mas, se você quer experimentar coisas novas, tente, mas ninguém irá prendê-la pelo "crime" de comprar a saia errada. Não é necessária tanta cobrança. Tenho, inclusive, pena de algumas mulheres que olham para as vitrines e admiram os manequins (ou as modelos, nas revistas, cheias de retoques de photoshop) com, talvez, 16 anos de idade, almejando ter o corpo delas ou ser como elas. Como alguém pode querer ser daquele jeito? O que você está pensando?? Você tem que querer ser você mesma! O que parece maravilhoso em alguém pode ficar medonho em você – e vice-versa. Você não pode almejar ser Angelina Jolie. 

+ Moda e autoestima: como lidar com as imperfeições físicas com sucesso

* Como você começa seu dia (temperamentalmente falando)?
Não tenho rotinas. Alguns dias são bons, outros nem tanto; eu e meu marido tentamos tirar o melhor da situação e do que ela pode nos proporcionar. Quando você envelhece ao lado de alguém, tudo o que um passa, o outro sente. Se um se magoa, o outro também fica triste. Mas, o meu conselho, é que você se ocupe o quanto puder, porque quando você tem obrigações e coisas a fazer, você é obrigada a deixar seus problemas de lado e parar de procurar motivos para reclamar.

 

* Quais são seus restaurantes favoritos de Nova York?
Adoro comida italiana. Gosto do SD26, Antonucci Cafe e do Primola. Também aprecio uma boa comida chinesa, mas é difícil encontrar. Gosto muito da La Grenouille; é o avô dos restaurantes italianos, é lindo e é uma ótima experiência. Gosto de ir a bons restaurantes e gosto de ser bem tratada e de ver gente bem-vestida. Em todos os outros lugares, é normal avistar pessoas vestidas como se estivessem indo à academia.

* Da mesma forma que você avista pessoas mal vestidas em restaurantes, costuma avistar em outros lugares também?
Só não avistaria se eu fosse cega! Por exemplo, você gasta uma fortuna para ir a uma ópera, um lugar para vestir black tie, e olha para o lado na platéia e vê alguém usando um jeans batido e uma camiseta esfarrapada. Não está certo. E para estar bem vestido, não é preciso gastar uma fortuna: apenas vista-se de forma simples e elegante. Há algum tempo as pessoas tinham este cuidado; agora isto mudou.

* Se pudesse listar algo com o que a mulher devesse usar para sempre estar impecável, não importa qual seja seu look, o que seria?
Acho que se ela estiver com o cabelo bem-cortado (com um corte em dia, bem arrumado) e com bons sapatos, já dá conta do recado!

+ Gloria Kalil fala ao Lindizzima sobre moda e etiqueta

por Lindizzima

Post Anterior

Saiba mais sobre os agrotóxicos, vilões da alimentação, e como ficar longe deles

Próximo Post

Dicas preciosas de emergência para disfarçar raízes oleosas

Voltar ao topo