Nutrição e saúde: como acontece a autossabotagem e como evitá-la

Você está no primeiro mês de dieta: toda empolgada, sái da nutricionista confiante e logo vai ao supermercado com a lista de coisas que ela falou que fazem bem pra emagrecer. Seguiu à risca todas as dicas e conselhos. Ao se pesar, vê que eliminou alguns quilos ou gramas e fica ainda mais feliz, louca para contar pra todo mundo que a dieta está dando certo!
 
Mais aí, passa uma semana, e a SDD (Síndrome do Desânimo da Dieta) aparece e, então, você acaba fugindo de todos os conselhos e dicas. Sem falar que fica cada vez mais difícil resistir aos doces, aos jantares com o namorado, aos happy hours, às baladinhas…
 

beleza | saúde | nutrição e saúde | nutricionista | dicas de nutrição | dicas de nutricionista | nutrição esportiva | nutrição e dietética | consultoria em nutrição
Imagem: Tumblr [reprodução].

Às vezes, você nem se dá conta de que está abusando e logo o ponteiro da balança sobe. E vem aquela pergunta difícil: POR QUÊ??? Para você não cair na autossabotagem, veja abaixo algumas dicas que te ajudarão a manter a dieta sem se privar totalmente de comer o que gosta.
 
– Comer e ver tv: esqueça! Isso nunca combinou e nunca vai combinar com dieta. O segredo do sucesso está na mastigação: como você vai conseguir se focar nas 30 mil mastigadas se você está mais ligada na novela que na refeição?
 
– Repetindo o prato: quando a comida está gostosa, a gente sempre quer um bocadinho a mais – e nesse 'à mais', a gente ganha quilinhos extras! Faça seu prato respeitando os limites estabelecidos de quantidades e saia da mesa logo após o término da refeição! Se você ficar, a tentação avança.
 
– Fim de semana com o namorado: como curtir o momento sem passar por chata? Uma coisa você tem que ter em mente: quanto mais tarde fizer a refeição, pior vai ser. Se o gato não curte jantar cedo, acompanhe-o comendo uma salada (sempre devagar), uma salada de frutas ou uma sopa (para o frio). Sempre coisas leves. 
 
– Salada engordativa: algumas saladas acabam sendo uma desvantagem na hora da refeição porque, muitas vezes, esquecemos que o que adicionamos a elas é bem calórico. Quando você adiciona molhos, nozes, croûtons, batata palha ou queijo ralado à salada, você DESTRÓI toda a dieta da nutri. Fique atenta!!!
 
– Liquido calórico: não é porque se trata de bebida, que engorda menos que comida! Para acompanhar sua refeição, opte por água ou sucos diluídos (os sucos puros tem a caloria do número de frutas que adicionarmos). Pode optar, ainda, por chá de infusão com adoçante. Bebidas enlatadas são mais calóricas, pela concentração da polpa e dos açúcares.
 
– Petiscar enquanto faz a refeição: se você é daquelas que curte experimentar tudo que faz durante o preparo, saiba que suas beliscadas atrapalham, E MUITO, para que seu organismo controle o seu metabolismo. Cada bocadinho pode ter até 50 calorias, dependendo do que for!!
 
– A polêmica do "diet" e do "light": uma sobremesa feita com produtos diet e light também engorda, porque a indústria compensa certos alimentos que foram retirados, adicionando outros até piores em nível de calorias. Um exemplo disto é o chocolate dietético: eles retiram totalmente o açúcar, porém, aumentam a gordura saturada para que o doce continue a ser delicioso.
 
MAIS: Os benefícios da farinha de côco

por Mariana Cabral

Post Anterior

Dicas de decoração de interiores para deixar sua casa mais estilosa

Próximo Post

Moda masculina: camisetas listradas bonitas para aderir no dia a dia

Voltar ao topo