Considerada por muitos como um efeito colateral do tratamento de diabetes, a hipoglicemia pode ocorrer por diversos outros fatores também. Isso porque a hipoglicemia não é uma doença em si, mas um indicador de que pode haver algum problema de saúde mais grave.
MAIS: Dicas de alimentação para fortalecer o sistema imunológico
HIPERINSULINEMIA
Portanto o pâncreas entende que deve sintetizar e liberar quantidades cada vez maiores de insulina, o que causa a hiperinsulinemia. Muitas pessoas ficam felizes de terem os níveis de glicose sanguínea na casa dos 60-70, mas não relacionam o alto consumo de açúcar, massas à dieta desregulada. A presença de glicose muito baixa na corrente sanguínea de um indivíduo obeso ou magro, que não se alimenta adequadamente, não é, necessariamente, um bom sinal.
SINTOMAS MAIS COMUNS DA HIPOGLICEMIA COM A HIPERINSULINEMIA
• Confusão mental;
Mas cuidado: estes não são sintomas exclusivos deste distúrbio. Recomenda-se um exame de sangue específico para saber se a causa é realmente a hipoglicemia ou não. Normalmente, não há sintomas visíveis da hiperinsulinemia a menos que ocorra hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue).
ALGUNS SINTOMAS DA HIPOGLICEMIA
• Cansaço;
• Tremor;
• Sede;
• Dor de cabeça;
• Visão turva ou dupla.
• Caso estes sintomas se manifestem, o ideal é manter uma dieta com consumo de um copo de suco de laranja, maçã ou uva, uma fatia de pão com fibras, banana, iogurte, barras de cereal. Alimentos gordurosos, como chocolates, demoram mais para elevar o nível da glicemia.
MAIS: Alimentos que ajudam a perder barriga
por Mariana Cabral
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…