Dietas veganas e vegetarianas: verdades e mitos

Hoje em dia, a busca por fórmulas que garantam mais qualidade de vida em meio ao caos cotidiano está maior e, em consequência dessa procura, o número de adeptos às dietas vegetarianas está crescendo cada vez mais.
 
Mas, será que é possível ter uma alimentação balanceada apenas à base de proteínas vegetais? Vamos conferir.

MAIS: Dicas de nutrição para fortalecer o sistema imunológico


Hoje em dia a busca por fórmulas que garantam mais qualidade de vida em meio ao caos cotidiano está maior e, em consequência dessa procura, o número de adeptos às dietas vegetarianas está crescendo cada dia mais. Mas, será que é possível ter uma alimentação balanceada apenas à base de proteínas vegetais?  Para se ter um cardápio vegetariano saudável deve-se substituir a gordura saturada pela insaturada, tomar cuidado com o excesso de carboidratos refinado, doces e frituras, comer bastante fibra - encontrada nos grãos integrais e hortaliças, além de optar por alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, como as frutas e verduras. Para aqueles que querem eliminar as carnes do cardápio, destaco a importância de se consumir a quantidade diária necessária de proteínas que podem ser facilmente encontrada na soja (lembrando que no brasil a maior parte da soja é transgênica) e derivados, quinua, amaranto, chia, leguminosas, cereais integrais, frutas oleaginosas e alimentos rico em ferro, cujos exemplos de fontes de origem vegetal são as folhas verde escuras, feijões e algas marinhas. Rica em proteína, a carne vermelha pode ser substituída do cardápio por opções igualmente fontes desse nutriente.
Imagem: Pinterest [reprodução].

CUIDADO PARA NÃO COMPENSAR A CARNE NÃO-INGERIDA

Para se ter um cardápio vegetariano saudável deve-se substituir a gordura saturada pela insaturada, tomar cuidado com o excesso de carboidratos refinados, com doces e frituras, comer bastante fibras – encontradas nos grãos integrais e hortaliças, além de optar por alimentos ricos em antioxidantes, com vitaminas e minerais – exemplo das frutas e das verduras.

SUBSTITUA A PROTEÍNA DAS CARNES
Para aqueles que querem eliminar as carnes do cardápio, destaco a importância de se consumir a quantidade diária necessária de proteínas que podem ser facilmente encontradas na soja (lembrando que, no Brasil, a maior parte da soja é transgênica) e derivados. Quinua, amaranto, chia, leguminosas, cereais integrais, frutas oleaginosas e alimentos ricos em ferro, cujos exemplos de fontes de origem vegetal são as folhas verde escuras, feijões e algas marinhas.

REDUZIR A QUANTIDADE DE CARNE NO ORGANISMO FAZ BEM À SAÚDE

Rica em proteína, a carne vermelha pode ser substituída do cardápio por opções igualmente fontes desse nutriente: ovos, cogumelos, sementes e laticínios são apenas alguns exemplos de alimentos que carregam proteínas. Reduzir a quantidade de carnes do cardápio pode fazer um bem enorme à saúde. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA), feito com mais de 120 mil pessoas ao longo de 20 anos, mostrou que as pessoas que comem menos carne vermelha podem viver mais tempo e ter menos riscos de doenças cardíacas do que aquelas que ingerem regularmente hambúrgueres, carnes e alimentos processados como bacon, salsicha e linguiça. 

FAÇA ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
É necessário que a dieta seja acompanhada por um profissional, para que se elabore o plano alimentar adequado e para que sejam indicados suplementos, caso necessário. O acompanhamento também se faz necessário quando o vegetariano pratica atividade física, para evitar danos à sua saúde.

VEGETARIANOS E SUAS VARIAÇÕES
Existem algumas variações na alimentação vegetariana, como os lactovegetarianos, que incluem em seu cardápio leite e derivados, os ovolactovegetarianos, que também ingerem ovos e os vegans, que excluem todos os alimentos de origem animal do cardápio.  O interessante é fazer exames de sangue rotineiramente a fim de identificar se há alguma deficiência nutricional ou mesmo a necessidade do uso de suplementos alimentares.

MAIS: Alimentos que ajudam a perder barriga

por Mariana Cabral

Post Anterior

Casaco de inverno: o trench coat é hit da estação. Veja maneiras de usá-lo

Próximo Post

Look do dia: saia xadrez, blusa cropped e jaqueta

Voltar ao topo