Em meu parecer sobre maquiagem, o corretivo é o ítem mais essencial para o dia a dia. Ele é o salva-vidas quando dormimos mal e acordamos com olheiras “de panda” e pode disfarçar qualquer outra imperfeiçãozinha que não estamos afim de mostrar por aí.
Mas, para que ele tenha um efeito bacana e natural em nossa pele, é necessário atentar para algumas diquinhas, tanto na hora da compra, quanto no momento do uso. Listei essas dicas abaixo, de acordo com o que aprendi no meu dia a dia, e conto para vocês conferirem e testarem também.
O corretivo precisa ser no tom exato ou mais próximo possível de sua pele, nem mais claro, nem mais escuro. Mais claro dá aquele efeito iluminador exagerado nas fotos e mais escuro faz com que a área que queremos disfarçar fique ainda mais em evidência. Além disso, fica bem estranho aparecer maquiada com uma cor no rosto e outra no pescoço, né!?
Na hora da compra, não vá pela cabeça de algumas vendedoras, que te aconselham a fazer o teste nas costas das mãos: o teste precisa ser feito no seu rosto mesmo, de preferência, na região onde quer usar o corretivo – afinal, é para isso que você está comprando. Sem contar que nosso tom de pele das costas das mãos é naturalmente mais escuro que nossa pele do rosto. Então, já sabe: faça o teste na pele do rosto e fim de papo!
Já falei isso no post sobre maquiagem natural, mas, repito. Para um efeito mais natural e bonito, o corretivo deve ser aplicado com tapinhas – com as pontas dos dedos ou com pincel – e não com esfregões, como se você tivesse aplicando um creme. Isto porque, em sua composição, esfregar o produto pode causar a descamação da área da pele do rosto, que costuma ser sensível. Com os tapinhas, a aplicação fica mais uniforme, além de manter o brilho e o viço da região, dando um efeito mais bonito. Estas são as áreas do rosto onde você deve efetuar a aplicação:
Apesar de ter gente que gosta de usar o corretivo como base, aplicando-o em todo o rosto, o ideal é aplicá-lo depois de cobrir a pele toda com uma base de textura e cor ideais para sua pele. O corretivo fica melhor quando aplicado somente em algumas regiões, para aperfeiçoar o acabamento.
Para disfarçar o aspecto de cansaço, o efeito do corretivo fica ainda melhor se você, além de aplicá-lo nas regiões das olheiras, fizer a aplicação, também, um pouco além dos olhos, próximo às têmporas. E mais: a aplicação deve ser feita no formato “V”, na região abaixo dos olhos, e não em um “U” raso, como a maioria costuma fazer.
Você já ouviu falar em corretivo “colorido”? A cor verde, por exemplo, é excelente para neutralizar manchas de espinhas, que são avermelhadas. Aplique levemente uma quantidade deste na espinha que quer disfarçar e, em seguida, faça uma cobertura, aos poucos, com tapinhas, com outro corretivo da cor da sua pele. Finalize com pó compacto, em cima.
Finalize a aplicação do corretivo com iluminador em regiões estratégicas, aplicando uma quantidade moderada ou baixa – não exagere! As regiões estratégicas são: extensão frontal do nariz e têmporas.
Espero que você aproveite estas dicas e que elas lhe sejam úteis!
Beijos e até a próxima 😉
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…