Mais irreverente que nunca, a 44ª semana de moda paulistana, vulgo #SPFW, encerrou no fim de Agosto, nos deixando com gostinho de “quero mais” e com uma grande e bela variedade de tendências para a primavera verão 2018.
A quantidade de informação é gigantesca para acompanhar, entre corredores e passarelas, então, aqui vai um singelo balanço daquilo que mais chamou minha atenção e que pretendo apostar. Vamos lá?
Sempre acreditei que moda e música têm tudo a ver, logo, não podia deixar de colocar, em primeiro lugar, desfiles que tomaram como base referências musicais para suas coleções: são as grifes Lab, Vitorino Campos e Lenny Niemeyer que, respectivamente, investiram em modelagens mais amplas (estilo hip hop), peças fluídas e formas geométricas extremamente bem feitas.
Inspirando-se no cotidiano da mulher Carioca, a Tig acertou em cheio ao estampar suas peças com o que me pareceu um paisagismo. Dando uma alternativa extra aos sempre “manjados” florais e folhagens, o acabamento e a ilustração das peças da grife têm tudo a ver com o verão, mas, surge de um modo reinventado muito feliz.
Chegou o momento das donas de bustos pequenos se sentirem privilegiadas (como eu, rs): Amir Slama trouxe de volta o tomara-que-caia, há algumas temporadas esquecido, e colocou a modelagem pra jogo, tanto em roupas de praia, quanto em composições mais sofisticadas – com calça e em macaquinhos, por exemplo. Depois da febre dos strappy bras e dos tops de alcinha, ele entra em cena como mais uma opção fresca, sexy e muito feminina para as produções.
Enquanto, para o frio, o xadrez tartan é o queridinho, para o verão é a vez do xadrez vichy entrar em cena. Pequenino, bicromático e super delicado, ele já vem dando as caras em alguns looks de street style e promete ter um lugarzinho no seu guarda-roupa. Confesso que já estou louca por uma peça com essa estampa!
Estranhou a forma como apelidei a tendência? Deixa me explicar: indo em direção oposta aos mega decotões, microssaias e roupas mega ultra transparentes, Sissa e Gloria Coelho foram duas grifes que apostaram no look totalmente comportado, sem decotes ou minicomprimentos. Em compensação, arrasaram no acabamento e no tecido de seus looks nas passarelas, abrindo espaço para o time de mulheres discretas terem a chance de serem representadas – e, para todas, opções louváveis de looks para o trabalho.
O brilho e o metalizado não vão sair de cena tão fácil assim, logo, se você estava se entristecendo porque queria brilhar no seu look de Réveillón, por exemplo, pode dar pulinhos de alegria – porque eles ainda estão in.
Pro time das ousadas, também tem jogo ainda: as transparências se mostram firmes e fortes, presentes em peças diversas – como jaquetas, blusas, saias e vestidos.
Se faz sucesso, tem mais é que continuar no pódium! E é o caso dos tons adocicados – como o rosa Quartz/Colonial e do azul Serenity, do amarelo bebê, do off white e do branco. Tudo a ver com o frescor da estação mais quente. Pode investir!
Ainda citando Gloria Coelho (merece, né?), o militar parece permanecer no leque de trends, mas, ele sai um pouco daquela pegada cool e jovial do inverno e se reapresenta de maneira sofisticada. As modelagens e formas são mais retas e lineares, os tons mais sóbrios, sem estampa camuflada ou aplicações com carinha de colegial. Animale também apostou em motivos militares em algumas peças de sua coleção, com o fundo verde característico e bordado em surton, de folhagens e flores.
Tá com preguicinha de ler ou quer ouvir alguns detalhes a mais explicadinhos? Clica no play e vem ver, no meu vídeo mais recente, meu Top 5 de tendências do SPFWn44. Aproveita e se inscreve no meu canal para acompanhar as dicas de moda em vídeo semanais!!
Te espero na próxima, hein!? Qualquer dúvida, é só me chamar!
Beijos 🙂
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…