Se você é “das antigas”, provavelmente já teve ou conviveu com alguém próximo que teve/tem anel de compromisso, ou, na nomenclatura mais clássica: aliança.
Regrinhas à parte, já que cada um faz o que gosta e o que acha melhor pra si, a aliança tem um longo histórico. Acredita-se que os primeiros povos a adotarem o hábito da aliança para casamentos foram os hindus e os romanos.
Na Roma Antiga, a cultura do uso da aliança no dedo anelar da mão direita surgiu em razão de uma veia, localizada na região, que liga ao coração. Foi batizada de “Veia D’Amore” (“Veia do Amor”, em tradução livre) e esse hábito se estendeu pela humanidade até os dias de hoje.
TENDÊNCIAS DE ALIANÇAS DO MERCADO
Para quem (ainda) gosta do hábito de usar alianças, independente da finalidade, pode encontrar por aqui algumas inspirações bacanas, que selecionei da WD Jóias!
Os modelos mais largos são super evidentes e ideais para quem tem um estilo bastante marcante. Dourado é a cor de metal mais clássica, geralmente, vencedora na preferência por casais – especialmente noivos e casados.
Os modelos em ouro branco/prata costumam ter a preferência de casais de namorados, simbolizando o compromisso sério, mas, que não chega a ser um casamento.
imagens: WD jóias | publicidade
COMBINAÇÃO DE ALIANÇAS COM OUTROS ACESSÓRIOS
Esse tema traz muitas dúvidas de clientes que atendo na consultoria de moda, no sentido de: COMO combinar acessórios em metais diferentes do da aliança que uso? É possível?
A resposta é: SIM! Há muito tempo não há mais essa regra engessada de “dourado com dourado”, “prata com prata” e por aí vai. Com a variação imensa de metais que temos hoje – o rosé gold está aí pra provar isso -, está mais do que liberado misturar metais de acordo com seu gosto.
Claro que quanto maior sua aliança, mais ênfase a cor de seu metal terá no todo. Mas isso não te impede de mesclar prata e dourado, dourado e ouro velho, rosé gold com prata, entre muitas outras combinações. Confira algumas e inspire-se:
E você? Como gosta de usar a aliança e os outros acessórios? Me conta!
MAIS: Lenços na cabeça voltam com tudo para o verão 2021
beijos e até a próxima dica!
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…