Sarah, Charlotte, Miranda e Samantha. Além de amigas, na adorável série Sex and The City, elas têm algo em comum: sabem externar muito bem suas personalidades através dos estilos que adotam.
Cada uma delas traz sua presença marcante ao longo da série e isso gera identificação com o público que é fã. Apesar de Carrie Bradshaw ser a protagonista, cada uma delas tem sua imagem e estilo unicamente e cuidadosamente trabalhados. E isso potencializa o visual de todas elas de forma muito autêntica.
Quem já participou do meu workshop, aprendeu tudo sobre imagem e estilo e já entendeu que ambos NÃO são a mesma coisa. Pra resumir – pois pra aprender isso é só você adquiri-lo -, imagem é quem você é e estilo é o que você mostra.
Ambos precisam estar alinhados para poder passar uma mensagem coerente com a sua pessoa e torná-la atrativa, independente do seu objetivo. Trata-se sim de um autoconhecimento, porém, focado muito no que você externaliza.
E isso se aplica a qualquer âmbito: pessoas físicas, pessoas jurídicas, empresas, figuras públicas, inclusive, personagens de filmes e séries. Percebam que as personagens mais marcantes são aquelas que têm um visual atrativo – e essa atração é gerada por tudo isso que falei.
Vale lembrar que não se trata de estar muito ou pouco arrumada, muito ou pouco criativa. Trata-se de ser coerente com quem você é, não importa quais ferramentas do visual você utilizará para isso.
Com estes pontos claros, vamos à análise de cada uma das personagens:
Carrie é uma mulher que exala feminilidade, criatividade e muita personalidade. É daquelas que, embora tenha seu lado romântico, precisa se destacar em meio à multidão. É uma mulher empoderada, mente aberta, sabe ouvir e aconselhar. Pra ela, arrumar-se é um ritual, seja para a ocasião que for. Do trabalho às festas, seus looks causam impacto e certa felicidade.
Ela usa muitas cores, especialmente as femininas, gosta de volumes e também de sobreposição. O que me leva a concluir que seu estilo é o resultado da soma de 3 dos universais: Feminino/Romântico, Criativo e Dramático.
Feminino nas cores e na leveza que suas produções carregam, criativo nas sobreposições e na combinação de tons e de texturas e dramático nos volumes dos quais abusa, principalmente, em ocasiões especiais. Fala sério, o que são os looks com saia de tule e jaqueta? Só faltava uma bota no lugar do salto pra arrematar, do meu ponto de vista.
Charlotte é a delicadeza em pessoa, muito frágil, introspectiva e tradicionalista. Ela preza a família, procura suprir as expectativas dos outros, ousa muito pouco e é tímida para se expressar, especialmente, sobre assuntos mais picantes.
Seu estilo, portanto, vai expressar todos esses valores que ela carrega dentro de si, que é resultado da soma de dois deles: o Tradicional e o Feminino/Romântico.
As cores que Charlotte utiliza variam entre tons mais sóbrios – muita presença de preto e cinza, por exemplo – e os mais delicados – amarelo, rosa, azul, lilás…
Muitas pessoas, quando ainda estão se familiarizando com os estilos universais, pensam que o Tradicional é impossível de ser mesclado, mas, isso não é totalmente verdade. Pode haver incoerência, talvez, em mesclá-lo com os estilos Criativo e Dramático, por exemplo, já que são antagônicos. Mas ele pode casar muito bem com outros: Elegante e o próprio Feminino, como é o caso da personagem aqui.
A ruiva do clã é uma advogada muito imponente, é a mais séria das quatro amigas, e existem duas coisas das quais ela não abre mão em sua vida: o trabalho e a qualidade. Isso mesmo.
Miranda adora peças de qualidade e sempre procura um equilíbrio entre ícones fashion, cores e o bom caimento. Ela é um nítido caso de estilo Elegante, com pitadinhas do Criativo.
Ela é aquela mulher que se destaca, porém, que não impacta muito – e gosta de ser assim. Sua personalidade culta e reservada segue essa máxima e, por isso mesmo, não são todas as suas produções que ganham nossos olhares de imediato. Seu cabelo representa bastante seu gênio forte e este é mais um fator de peso na hora de equilibrar os elementos de seu visual.
Samantha, gente, só seu nome é o suficiente para abrirmos um sorriso quando se trata de Sex and the City. Ela é o empoderamento em pessoa. Aquela mulher cheia de si, totalmente autoconfiante e engraçada, uma amiga ideal para se ter, especialmente, nas horas de ‘bad vibes’.
Essa sua personalidade expansiva e cheia de autoestima não poderia ser expressada por outros estilos a não ser o Sensual e o Dramático. Entre recortes de pele à mostra e peças muito impactantes, Samantha é, definitivamente, uma personagem extremamente marcante, mesmo não sendo a protagonista da história.
Seu empoderamento é mostrado não só nas modelagens, como também, nas cores. O bronzeado de sua pele em contraste com os vermelhões, amarelos e verdes intensos denotam todo esse poder que Samantha exala. Um mulherão!
E você, o que achou da análise de estilo das personagens da série? Você já assistiu à série ou aos filmes?? Com qual das personagens mais se identificar??
Me conta aqui! Um beijo e até a próxima!
Marcéli Paulino
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…