Todo hábito é treinável, quando queremos nos aperfeiçoar em algo, e destreinável, quando queremos interromper um costume nocivo que nos prejudica. Ambos nos tiram da zona de conforto, mas, como tudo que nos tira da zona de conforto, nos leva a um patamar melhor que o atual.
Hoje, vamos falar de hábitos para serem destreinados a fim de manter sua autoestima e autopercepção saudáveis – algo que contribui diretamente para a forma como você se vê e, por consequência, se mostra ao mundo através da sua Assinatura de Estilo.
Você, provavelmente, já se pegou olhando para a vida de outra pessoa e achando bem melhor que a sua – até mesmo, invejando, desejando estar no lugar desta pessoa. Só que você se esquece de que esta pessoa tem desafios diários os quais você desconhece, assim como você, e que cada processo é único.
Focar na “grama do vizinho” não contribui para a melhora da sua, desmerece toda sua caminhada e te desmotiva. Que tal focar na sua evolução e na sua grama, para que ela cresça saudável?
Você já notou o quanto é desagradável estar ao lado de alguém que só reclama? Imagine agora você no papel desta pessoa? Tóxico para você mesma(o), para o ambiente e para quem estiver ao seu lado.
Quem reclama o tempo todo tem uma postura pessimista de que “nada nunca está bom” e dificilmente alcança prosperidade, já que a energia do reclamar só reforça aquela situação desagradável, impedindo que você respire para enxergar uma solução. Uma solução inteligente seria parar de focar no problema e observá-lo sem tanto envolvimento emocional [ o quanto for possível ], a fim de clarear as ideias para enxergar uma solução.
Lembre-se: reclamar não faz com que o problema suma!
Muitas religiões e costumes nos ensinam que é lindo dar sem esperar nada em troca. E por mais que abnegação seja de fato muito poética, em excesso faz muito mal para sua autoestima. Deixar-se de lado o tempo todo pelo outro reforça para você mesma(o) que as suas próprias coisas não têm importância.
Na prática, é como se você dissesse para si todos os dias que tudo que é sobre você pode ficar para depois. A situação fica pior quando as pessoas fatalmente se aproveitam disso e não fazem o mesmo por você.
Você se sabota e também se sente sabotada(o) pelos outros, no final das contas. Um tiro atrás do outro na sua autoestima. Comece a se priorizar e a dizer mais “sims” a você mesma(o).
Você é o tipo de pessoa que diante de um elogio se apressa a convencer o interlocutor de um ou de vários defeitos seus? Isso não é modéstia, é crueldade com seus valores. E pior que não reconhecê-los é tentar convencer o outro a não reconhecê-los também. Tem noção do quanto isso é agressivo para seu emocional?
Aprenda a aceitar os elogios de bom grado e saiba que ter defeitos não diminui seu lado positivo. Todos temos luz e sombras dentro de nós e é isso que faz da nossa vida um grande aprendizado, sempre passível de nos melhorarmos.
Manter proximidade com pessoas que te lembram o tempo todo o quanto você não é bom(a) o suficiente é outra forma muito eficaz de dar um tiro diário na sua autoestima.
Nós, seres humanos, já somos naturalmente negativos e autocríticos, o que torna desnecessário conviver com outra pessoa que também é assim conosco. Seja no trabalho, seja na vida amorosa, seja no âmbito familiar, escolha pessoas que te impulsionam a crescer e não que só jogam sua autoperspectiva para baixo.
Além de ser tóxico para seu emocional, você corre um risco considerável de se tornar essa pessoa, já que, cientificamente, nos tornamos a soma das 5 pessoas com quem mais convivemos. Quem você quer se tornar?
Essa é uma tarefa impossível, considerando que nem você mesma(o) gosta de todo mundo, não é verdade?
Agradar é algo que depende um pouco de afinidades – e elas existem, assim como os desafetos, que devem ser respeitados. Deixar de ser você com medo do julgamento dos outros só sufoca sua essência e coloca a validação alheia sobre você na frente da sua própria. Nada saudável.
Aprenda a reverter isso se aceitando, se conhecendo, entendendo que perfeição não existe, mas que você dá o seu melhor dentro do que pode e quem realmente gosta de você e sente afinidade por você, vai te entender, te acolher, te amar e te aceitar assim.
A maioria das pessoas se aliena em meio à famosa “correria do cotidiano”, esquecendo-se de deixar um espaço na sua agenda para cuidados com a saúde física, com a saúde mental e com a saúde emocional.
Vale lembrar que todos esses itens são tão importantes – ou mais – quanto o resto da sua agenda de trabalho, por exemplo, uma vez que se você não estiver bem nestes âmbitos, não estará bem para trabalhar.
Ninguém dá aquilo que não tem – e se você não se der lazer, descanso, cuidados com saúde física, mental e emocional – o que sobra para dar ao outro?
Dentro do meu serviço exclusivo Consultoria de Assinatura de Estilo, associo técnicas da psicologia positiva à toda expertise de Moda e Estilo, com o objetivo de que você aprenda a construir um emocional e uma autopercepção saudáveis para poder externar isso da forma mais fiel, condizente com sua personalidade.
Para um estilo único, é preciso enxergar seus potenciais e é isso que você começa a enxergar de uma maneira irreversível dentro do meu acompanhamento.
Pare de dizer “NÃO” às coisas que dizem respeito a você e comece hoje um processo maravilhoso de autorrealização, se amando e se aceitando da forma que você é.
Só assim você conseguirá buscar a melhora. Preencha a aplicação e, juntas, traçaremos o melhor formato para o seu momento.
Pronta(o) para fazer algo que nunca fez e alcançar algo que nunca teve?
Eu te espero! Beijos,
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…