Hoje no Reels tá rolando um debate profundo a respeito do assunto: “julgamentos pela imagem”. Eu fiz um react (sério, dessa vez rs) de um vídeo da Xanda, a @alexandrismos, onde ela afirma que: “é preconceito deixar de contratar o serviço de um profissional – nutricionista ou personal – por serem gordos”.
Em seu argumento, uma nutricionista gorda pode ser uma boa profissional, assim como um personal gordo ou uma “esteticista feia”, como ela aponta. E que quem não dá uma chance a eles apenas por julgarem pela imagem estão agindo com preconceito.
Na minha visão enquanto profissional especialista em imagem – e de acordo com estudos de Neuromarketing -, existe uma dinâmica chamada “alinhamento de expectativas”, quando se fala em comunicação não-verbal, algo que ocorre com nossa imagem, queiramos ou não.
Nesse processo de alinhamento de expectativas, nosso cérebro associa o que a pessoa FALA com o que ela FAZ. Ou seja: um profissional, a grosso modo, precisa ser seu próprio case pra se vender melhor.
Existe quem compre fora desse contexto? Claro. Não há regra e cada caso é um. Mas, de forma geral, nosso cérebro vai se convencer e criar muito mais confiança olhando pra algo que traga “provas”. E antes de contratar um serviço, essa prova é a sua imagem para o cliente.
Pra ser mais didática e me fazer entender, me responde aqui:
Eu não estou dizendo que ambos sejam incompetentes. O que estou dizendo é que o argumento de venda deles fica mais fraco quando eles não vivenciam o que pregam.
E aí não dá pra você “obrigar” o público a acreditar em algo que ele não está vendo. Quer outros exemplos? Vamos lá:
E podemos ir além até para a parte comportamental:
Dá pra pensar em muitos exemplos pra trazer essa ideia do alinhamento de expectativas. E com eles o que quero afirmar não é que a pessoa seja incompetente, MAS, que a chance dela trazer credibilidade para um negócio específico que ela não vivencia é menor.
Se a nossa intenção é gerar mais vendas com o que fazemos, para viver melhor, sem aperto, com qualidade de vida e tudo o que normalmente as pessoas buscam, é necessário reconhecer onde estão as lacunas e preenchê-las.
Ninguém vai fazer isso pela gente e se vitimizar não é o caminho.
Se você quer aprender minha metodologia dentro de um compilado prático, rápido e eficaz para aumentar suas vendas e gerar maior faturamento, independente da sua área de atuação, aproveite a oportunidade
e garanta os BÔNUS na condição de pré-venda:
Que tal parar de postergar o seu sucesso e dar o principal passo rumo a ele HOJE?
super beijo e até a próxima!
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…