Os laços e a modelagem baloné marcaram forte presença na passarela desta temporada e prometem continuar no roll de apostas por um bom tempo – em contraponto ao [talvez] excessivo minimalismo que assolou os últimos tempos.
Aquelas que carregam o estilo romântico em sua tríade claramente vão se identificar em algum ponto com um dos dois ou, ainda, com os dois elementos, a depender do biotipo e dos outros estilos presentes na tríade. Mas, se você não tem a veia romântica, ainda pode se beneficiar destes elementos em detalhes discretos da sua imagem se estivermos falando de uma estratégia de equilíbrios visuais para amenizar seriedade ou impacto.
Na sequência das fotos: 1-Coperni, 2-Lilly Sart e 3-Foz. Imagens: Portal FFW.
Quando falamos em Fashion Week, o time das ousadas sempre têm vez. A lingerie à mostra foi febre nos anos 1990/2000 e retoma seu posto para ocupar espaço no armário daquelas que, definitivamente, não querem passar despercebidas.
A trend flerta com o Estilo Sensual e aqui vale chamar ao bom senso no sentido de: tem momentos e locais adequados para usar a proposta, especialmente, a lingerie. Já o couro se torna mais democrático se usado com sabedoria em “pontos de luz” na imagem, mesmo por aquelas que não necessariamente querem construir um visual sexy.
Na sequência das imagens: 1-Normando; 2-Bold Strap; 3-Another Place. Fotos: Portal FFW.
Outro estilo que sempre tem vez quando o assunto é fashion week é o Criativo – e, desta vez, ele foi representado pelas sobreposições de vestido sobre calça.
A aposta não é tão novidade assim e já dá as caras há algumas temporadas, mas, se firma com mais presença dessa vez – tornando-se mais vista até mesmo pelos corredores.
Por ser um truque que ocupa mais espaço na imagem, dificilmente quem não se identifica com a veia criativa vai ser adepta, porque é uma combinação que passa longe da descrição. No entanto, as dona do Estilo Elegante podem arriscar um truque parecido que ressoa de forma menos criativa, trocando o vestido pela já conhecida chemise ou long shirt. Desta forma, adequa-se a proposta a uma pegada menos impactante e mais casual, mantendo a sofisticação e a maturidade.
Na sequência das imagens: 1-Apartamento 03; 2-A La Garçonne; 3-Lilly Sarti. Fotos: Portal FFW.
Outra aposta que já dá as caras faz tempo e se reafirma para o Verão 2025 são as franjas e o tricô, principalmente, no beachwear. A proposta, apesar de ter um pézinho no estilo Criativo, esbanja muita elegância por trazer um elemento natural à composição: o algodão. Além disso, o uso dessas texturas em forma de “tela” estão diretamente ligadas ao mood praia e ao calor, trazendo muita adequação entre look e estação.
Na sequência das imagens: 1-Catarina Mina; 2-LED; 3-Ateliê Mão de Mãe. Fotos: Portal FFW.
E aí, o que achou da curadoria de tendências X Assinatura de Estilo? Claro que isso aqui é apenas uma pincelada por cima de tudo o que cada pessoa é capaz ao descobrir seus potenicias e mapear sua identidade visual.
Mas que este seja um começo para que você comece a entender o que é mercado e o que é seu estilo e, principalmente, seus objetivos de vida – e como associar ambos de modo assertivo. Nem tudo que está em alta é para nós e está tudo bem.
Te vejo na próxima temporada! Com amor,
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…