Para saber o que seu avatar diz sobre você nas redes sociais, a Uol conversou com o economista e consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, a psicóloga e psicoterapeuta Miriam Barros, especialista em psicodrama, e a diretora de certificação profissional da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Andrea Huggard-Caine. Confira o resultado!
-> LEIA MAIS: Seis coisas que as mulheres devem evitar de dizer aos homens
Imagem: Pinterest (reprodução).
Foto sério, olhando para outra direção: a foto passa a ideia de uma pessoa com a autoestima elevada, o que não significa que ela seja arrogante, segundo segundo Cláudio Pelizari; para a psicóloga Miriam Barros, a imagem passa seriedade, mostra que a pessoa é reflexiva, intuitiva e se preocupa em mostrar beleza. Segundo Andrea, é possível que a pessoa queira passar a imagem de responsabilidade por ter contatos profissionais na rede.
Foto tirada por outra pessoa sem que você notasse: por ser um tipo de foto mais natural, pode significar que a pessoa não é muito encanada com a aparência. É do tipo que prefere revelar sua espontaneidade e não se preocupa em mostrar quem realmente é para os amigos nas rede sociais, segundo a psicóloga Miriam Barros. Para a diretora de certificação profissional, Andrea Huggard-Caine, esse é o tipo de pessoa que não precisa de fotos retocadas para se sentir melhor, e é possível que atualize a imagem de perfil com frequência.
Foto de quando era mais jovem ou criança: revela uma pessoa saudosista ou que não está segura com algo na vida. "Ela pode não estar tranquila com a idade que tem e, por isso, põe uma foto mais jovem", diz a psicóloga Miriam Barros. Para Cláudio Pelizari, a foto usada no Facebook deve ser próxima da sua imagem atual. "Pode ser que a pessoa não tenha percebido que envelheceu e pegue uma foto de dez anos atrás. Mas isso faz uma diferença enorme", afirma.
Foto com o par (marido, esposa, namorado(a), etc.): comum nas redes sociais, a foto com o parceiro é usada por quem tem orgulho de estar muito comprometido e faz questão de mostrar isso para as pessoas, segundo a psicóloga Miriam Barros. "É uma proteção excessiva, na qual se abre mão da individualidade, mas isso pode ser importante para algumas pessoas. O Facebook é um lugar em que ficamos vulneráveis a assédios de amigos, do 'ex', entre outros". Para o consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, por mais estável que seja o relacionamento, o ideal é que a foto do seu perfil seja individual.
Foto com amigos: são pessoas que querem mostrar que são sociáveis e estão sempre rodeadas de amigos. Se a foto for dos amigos na balada, é sinal de que a pessoa valoriza muito a diversão. Para Cláudio, essa imagem pode levar à interpretação de que você está sempre com o grupo e não faz nada sem ele. Já as fotos de balada, segundo ele, podem ser negativas se alguma empresa procurar seu perfil antes de decidir contratá-lo para uma vaga.
Foto tirada por você mesmo e fazendo pose (a famosa "selfie"): é possível que seja uma pessoa prática, que não tinha outra foto para usar, segundo a psicóloga Miriam Barros. Já se esse tipo de foto é frequente e a cada semana a pessoa faz uma pose diferente, há vaidade envolvida. "Quem costuma usar esse tipo de imagem geralmente troca de foto e atualiza o perfil a todo momento. É alguém que quer mostrar como está vivendo o momento", diz Andrea.
Foto escondendo o rosto: cobrir parcialmente a face, usar uma foto sua de costas ou a imagem da sombra é sinal de que a pessoa não está com a autoestima em alta, segundo Miriam Barros. "Ela não está à vontade para se mostrar ou não gosta de algum aspecto da aparência dela", afirma. Também pode ser o tipo de pessoa que não quer se expor para qualquer um. "Muita gente tem medo, não entende muito como funciona o Facebook", diz Andrea Huggard-Caine.
Foto com muito efeito: se a pessoa usa tantos efeitos de Photoshop ou filtros no Instagram que mal parece ela mesma, mostra que não está tranquila com a própria imagem. Se as alterações nas imagens são mais leves, talvez seja alguém que entenda de tecnologia e queira mostrar como sabe manipular fotos, diz Andrea.
Foto de animais: "para colocar a foto de um animal no lugar da sua imagem no perfil, é preciso que ele seja a coisa que você mais ama na vida e que você seja o tipo de pessoa que não quer se expor", segundo Andrea. Para o consultor Cláudio Pelizari, o ideal nas redes sociais é sempre colocar uma foto sua.
Foto de campanha: "para trocar sua foto de perfil para o símbolo de um partido ou um movimento político é preciso ser alguém militante, que quer influenciar os colegas" segundo a psicóloga Miriam Barros. "É uma pessoa que é politicamente engajada e ativa, defende seu ponto de vista com veemência e tem orgulho disso", diz a diretora de certificação profissional da ABRH Andrea Huggard-Caine. Para o consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, defender seus pontos de vista é interessante, mas fazer campanha nas redes sociais demonstra que a pessoa não tem ponderação.
Já identificou seu tipo de foto?
por Lindizzima
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…