É hora de voltar à rotina depois de cutir muito o Sol na praia ou na piscina, nas férias de fim de ano. Isso, no entanto, não é desculpa para deixar de lado o bronze, já que o verão vai até março e o Carnaval está logo aí. Para quem só pode se jogar ao sol durante os fins de semana, confira abaixo as recomendações da dermatologista Karla Assed para a operação antidesbotamento e garantir a cor até o fim da estação mais quente.
– Quanto tempo dura um bronzeado?
O bronzeado é uma reação da pele para se proteger dos raios solares. À medida que ficamos longe do sol, nossa pele vai desbotando e perdendo a melanina produzida, ou ainda descamando devido ao ressecamento. Mas o tempo real para “desbotar” varia de pessoa para pessoa, pois existem variados fototipos.
– Como manter a tonalidade bronzeada na pele por mais tempo?
O primeiro passo, e provavelmente o mais simples, é usar muito hidratante. Outra sugestão para manter a tonalidade dourada na pele de uma maneira saudável é usando suplementos orais enriquecidos com nutrientes que estão faltando em nosso organismo, os nutracêuticos. Estes produtos geralmente agem reforçando as defesas do organismo e estimulando a produção de melanina, pois possuem vitamina E e betacaroteno na composição. Ainda, o uso de o filtro solar de maneira correta ajuda a adquirir um bronzeado saudável que, portanto, dura mais.
– Como evitar as manchas claras de sol?
Utilizar esfoliante corporal para retirar as células mortas da pele garante uma cor mais uniforme e prepara a pele para se expor ao sol novamente. Descascou? Mantenha a pele bem hidratada, utilize o esfoliante, não saia de casa sem protetor solar, e evite tomar sol até que a descamação termine.
– Retoques
Os autobronzeadores também funcionam como uma alternativa para manter o bronzeado, já que são capazes de produzir um pigmento amarronzado na pele sem prejudicar o DNA das células, como faz o sol. Na hora de aplicar o autobronzeador, esfolie a pele e passe em todo o corpo, inclusive nas mãos e nos pés, e por último espalhe quantidade menores nas áreas de dobras. No entanto, evite exageros para não ficar com uma cor alaranjada e artificial.
Anotou?