Por algumas vezes, o resultado do conclave sobre o Papa eleito era desconsiderado, mediante o apoio de alguns cardeais. Quando isto acontecia, uma nova votação era feita para a decisão final. Veja, abaixo, alguns exemplos ocorridos na história.
Hipólito foi considerado o primeiro antipapa da época, opondo-se ao Papa Calisto I. Foi um dos principais teólogos do século 3 e, de acordo com o que se sabe, a oposição aconteceu em razão à não concordância de Hipólito com a conduta de Roma, que consistia em amenizar as penitências da igreja com o objetivo de conquistar novos fiéis pagãos. Posteriormente, Hipólito se reconciliou com a Igreja e chegou até a ser canonizado após sua morte.
NOVACIANO, O POLÊMICO
Este foi um antipapa polêmico do século 3. A 'briga' surgiu em volta do imperador Décio, que, na época, havia mandado perseguir os cristãos. Após o fim das perseguições, duas correntes políticas se dividiram em Roma, sendo uma apoiada pelo imperador e outra apoiada pelo sacerdote Cornélio: a primeira corrente, defendia que apenas os fiéis ao cristianismo durante as perseguições poderiam praticar a religião e a outra, defendia que todos deveriam ser perdoados e autorizados a praticar o cristianismo, sendo fiéis ou não.
Cornélio, defensor da segunda corrente, tornou-se Papa e Novaciano tornou-se antipapa (e representante das intenções de Décio). A partir daí, os dois pasaram a disputar os fiéis, enviando representantes para as comunidades ao redor da Europa com o objetivo de divulgar suas respectivas ideias. Mediante a insistência de seu opositor, Cornélio convocou um sínodo (vulgo assembléia) para confirmar seu poder como Papa. Excomungou Novaciano e oficializou sua corrente política: todos que deixaram de ser cristãos por medo da perseguição do imperador poderiam ser perdoados e rebatizados.
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…