Viver sem gastar é possível? Família alemã mostra como

Falar em passar uma semana, até mesmo um dia sem gastar dinheiro, parece impossível nos dias de hoje, não é mesmo? Imagine, então, viver um longo período (praticamente) sem dinheiro, por escolha própria. Este é o exemplo da família alemã Fellmer, formada pelo pai, Raphael, a mãe, Nieve, e sua filha de um ano, Alma Lucia. Há cerca de três anos eles decidiram iniciar uma greve de dinheiro para protestar contra o que chamam de “sociedade de consumo excessivo” e estão desde então sem gastar.
 
O trio mora de aluguel em um pequeno porão de uma casa em Berlim, mas o pagamento da moradia é feito por escambo. Em troca de um teto, Raphael e Nieve oferecem serviços domésticos aos donos do local, como cuidar do jardim e fazer reparos na residência. O mesmo acontece na hora de conseguir artigos que necessitam no dia a dia – como roupas, sapatos, móveis e outros utensílios de casa: a família troca algo pelos objetos.

entretenimento | curiosidades | notícias | cultura | viver sem gastar é possível | greve de dinheiro | família alemã está há três anos sem gastar dinheiro | matérias interessantes | economia | como economizar dinheiro
Família alemã faz greve ao consumo excessivo e passa três anos sem gastar dinheiro

Como se alimentam? A comida que conseguem vem 100% daquilo que é descartado pelos supermercados da cidade. O único gasto permanente dos Fellmer é a conta de água e de luz, mas há momentos em que alguma despesa extra é indispensável, como quando Nieve precisou fazer acompanhamento pré-natal antes do nascimento de Alma Lucia.
A ideia de viver dessa maneira partiu de Raphael, que tem 29 anos e nasceu em uma família de classe média alta da Alemanha. Após viajar com amigos para o México, em 2010, sem gastar um centavo, Raphael se deu conta do quanto de dinheiro desperdiçava para viver e decidiu, a partir daí, começar o protesto. Segundo ele, a intenção não é convencer as pessoas a viver sem dinheiro, mas inspirá-las a enxergar onde estão pecando pelo excesso para que façam as mudanças que melhor se encaixam em suas vidas – e que, consequentemente, podem trazer melhorias para o planeta.
 
Para disseminar sua mensagem, o ativista criou até um site, o Forward the (R)evolution, em que fala a respeito do problema dos resíduos sólidos e do consumo excessivo, de "igual para igual". Mesmo assim, as pessoas parecem não entender muito bem o propósito de Raphael e o que mais repercute na internet é a “insanidade” do moço, que resolveu viver sem dinheiro.

 

O que você acha da postura da família Fellmer? Eles te inspiraram a tentar reduzir seu consumo atual?? Opine!
Post Anterior

Em protesto contra Feliciano, Fernanda Montenegro beija atriz na boca em evento

Próximo Post

Conheça os benefícios do óleo para tratar a pele do rosto

Voltar ao topo