Veja dicas de especialistas para conservar sua peça em couro por mais tempo

Com o inverno aí, é hora de resgatar do closet as roupas, os acessórios e os calçados em couro, material vedete da estação. Por ter grande durabilidade, o couro legítimo (de origem animal) requer cuidados especiais para prolongar sua duração.

O segredo maior está em como as peças são limpas e guardadas. Especialistas no material, a estilista mineira Patricia Motta e o proprietário do Centro de Recuperação de Conservação do Couro, em São Paulo, Baltazar Guedes, dão dicas ao Site Chic de quais são as melhores maneiras de cuidar destas peças para garantir vida sua longa. Confira!

moda | compras | moda inverno 2014 | dicas para preservar peças em couro | dicas para conversar peça em couro | couro | inverno 2014 | leather purse

Imagem: reprodução – Pinterest.
 
1. GUARDAR
Não estoque as peças em sacos plásticos e em ambientes fechados, pouco ventilados e úmidos. “Por ser uma matéria-prima sensível, deve respirar”, pontua Patricia. Procure manter as peças separadas, para evitar a transferência de cor de uma para outra.
 
2. LIMPAR
O ideal é procurar uma lavanderia especializada, pois cada acabamento aplicado no couro define qual tratamento deve ser feito no artigo. Em casa, use produtos de limpeza específicos, prestando atenção nas especificações do rótulo. E sempre faça um teste antes, em um pedaço escondido da peça, para evitar que estrague. “Também é importante seguir a etiqueta da peça”, ressalta Baltazar. No caso de couros claros, a remoção em casa é ainda mais difícil, pois a sujeira tende a impregnar na peça.
 
3. SEM ÁGUA
É certeiro: peças úmidas vão mofar e manchar. Se molhou, deixe a peça secar à sombra e, durante a secagem, “penteie-a” com uma escova de cerdas bem macias. “Isso evita que o couro manche, já que o corante tende a se acumular no local que molhou”, explica Baltazar.
 
3. MOFOU?
Depois da limpeza em uma lavanderia especializada, deixe a peça respirar antes de colocar no closet. Cuidado extra: aqueles antimofos de armário não funcionam bem com o couro, que tende a absorver a água que se acumula no recipiente. Baltazar detalha: “esses potes acumulam a água do ambiente, que se mistura com produtos químicos. Essa água pode ser re-absorvida pelo couro, e isso causa danos irreparáveis”.
 
4. PODE PASSAR?
Pode, mas com ferro em torno de 40° C – e nunca diretamente no couro. Proteja a peça com um pano fino ou papel manteiga. Antes, faça um teste em algum cantinho da roupa, para não estragar uma parte muito visível. O vico é muito grande? Esqueça, não há ferro que dê jeito.

por Lindizzima

Adquira já o ebook Como se Tornar um Personal Stylist e entre já para a carreira no mundo da moda!

curso de personal stylist | curso de personal stylist online | personal stylist | ebook Como se Tornar um Personal Stylist | Como se Tornar um Personal Stylist

Post Anterior

A Crisp Packet, clutch queridinha da vez, chega à Ammirati

Próximo Post

Seis inspirações de unhas para casamento

Voltar ao topo