Saiba tudo sobre perder peso da maneira certa e como fazer o exame de bioimpedância

Perder peso é um objetivo que sempre buscamos ao longo da vida. O problema é que, além do contínuo descontentamento com o nosso corpo que este objetivo implica, é muito fácil focar na medida errada.
 
As expressões "perder peso", "perder medidas" e "perder gordura" parecem tratar da mesma coisa. Acontece que, perder peso, não significa necessariamente perder gordura ou perder medidas, mas pode estar relacionado à perda de liquidos e perda muscular, o que não é nada legal. A perda de massa muscular, por exemplo, diminui o nosso metabolismo. Ela influencia no nosso gasto calórico, ou seja, quanto maior é o nosso gasto, maior é o nosso metabolismo.

-> LEIA MAIS: Saiba tudo sobre a receita de biomassa de banana verde que ajuda a aperfeiçoar sua dieta

 

beleza | nutrição | emagrecimento | dicas de nutrição | dicas para emagrecer com saúde | saúde | dieta | o segredo das dietas | como perder peso de forma saudável | entrevista com Mariana Cabral | Mariana Cabral no Lindizzima
Imagem: reprodução (Tumblr).


O que significa, então, perder medidas?
Se você está perdendo medidas, é sinal de que seu corpo está desinchando, desengordando, ou seja, perdendo gordura e líquidos acumulados. As roupas voltam a servir, algumas nem servem mais e isso motiva a continuar no foco.

Perca gordura

O ideal é perder gordura e não massa muscular. Para se manter saudável, nosso corpo necessita de valores especificos de gordura, que são pequenos, e levam em conta a idade, a estrutura corporal e o nível de metabolismo.

Como saber se estou perdendo gordura ou perdendo músculos?
Fácil: atualmente, existem exames que medem nosso corpo, dando valores fidedignos do que temos de gordura, de músculos, de líquidos, e mostrando como está o nosso metabolismo. Podemos citar a Pletismografia e a Pesagem Hidrostática como exames 'padrão-ouro', mas que, infelizmente, não são acessíveis para a população por causa de seus preços. Estes são usados somente em atletas e pesquisadores da USP e UNIFESP. Atualmente, o exame mais acessivel é a BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA TETRAPOLAR, cujo procedimento você confere abaixo.

 
Preparo para realização do Teste de Bioimpedância (BIA)
· Estar normohidratado = beber uma média de 2L de água no dia anterior ao exame;
· Não fazer uso de medicação diurética no dia anterior à realização do exame;
· Não ter realizado atividade física ou sauna, pelo menos nas 12 horas que antecedem o teste;
· Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chocolate) pelo menos nas 12 horas que precedem o teste;
· Não possuir marca passo;
· Não estar gestante;
· Não estar em período menstrual;
· Remover acessórios, adornos e peças contendo metal para realização dos exames.
 
O exame é simples e rápido; seu resultado sai na hora, acompanhado de um relatório dizendo como está seu organismo. Para realizá-lo, basta agendar por telefone em nossa clínica. O ideal é repetir este exame periodicamente para avaliar se sua alimentação e treino estão evoluindo de acordo com o seu objetivo.

NUTRINDO O CORPO – CRN³ PJ8607
Dra. Mariana Tornincasa Cabral – Nutricionista Crn³ 26148           
R: Julio Conceição, 255. Vila Mathias.      
Consultório: (13) 3061-9119 e (13) 3877-0255.

por Mariana Cabral

Post Anterior

Uma lista básica com dicas de moda para as solteiras que querem um amor

Próximo Post

Elle Fanning muda visual e adota ao tom castanho e fios mais curtos. Opine

Voltar ao topo