Chá de hibisco: propriedades e benefícios

Quem aí também é louca por chá? Bom, na minha família, isso é uma coisa meio que hereditária: minha avó tomava chá todas as noites, principalmente, no inverno, assim como minha mãe. A prática de ambas passou para mim e, confesso, não passo uma noite sem meu chazinho. Ele reconforta, relaxa o organismo e a mente para dormir, além de possuir outros vários benefícios.

O chá de hibisco é novidade para mim. Andei lendo algumas coisas sobre ele e, ultimamente, fiquei com vontade de provar! Reuni alguns tópicos sobre ele, abaixo, para quem também adora o universo dos chás acompanhar comigo. Vamos?

MAIS: Milipharma e Eunova lançam cápsulas com Rei Pelé de garoto propaganda

cha-de-hibisco-2

Imagens: hellobeautiful.com, lucianadiniz.com, sageandspice.com, tersessenta.tumblr.com – reprodução.

1. TCHAU, GORDURINHAS
Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacologyda Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo.  Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris; 

2. CONTROLA O COLESTEROL RUIM
Outro estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, feito com 53 pacientes portadores de diabetes, concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e para o aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol ruim em 8% e aumentou o bom em 16,7%. O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate ao colesterol que o segundo. Isto porque, o preto, apenas aumentou o HDL, mas não diminuiu o LDL;

3. MELHORA A PRESSÃO ARTERIAL
De acordo com o Journal of Nutrition, um estudo concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa foi feita com 65 pacientes, que tiveram seus níveis de pressão arterial reduzidos com o consumo deste chá. Os pesquisadores acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima, que atua sobre a pressão arterial; 
 

4. CÉREBRO MAIS SAUDÁVEL 
O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente, ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, que são as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda, age nos neurônios, células que formam nosso cérebro, deixando-o mais saudável e melhorando a memória. 

cha-de-hibisco-4(1)

– QUANTOS CHÁS POR DIA TOMAR?
A recomendação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco por dia. Para cada copo, deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá.  
 

– COMO CONSUMÍ-LO?
Se você utilizar a flor a granel (eu prefiro o saquinho!), procure aquecê-la o mínimo possível, para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver e, após isso, adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e, depois, é só consumir. 

– PARA EMAGRECER
Pessoas que pretendem emagrecer podem combinar o chá de hibisco com algum alimento termogênico. Isto porque, o primeiro, irá evitar que a gordura se acumule na região do abdômen e nos quadris; já o segundo será capaz de aumentar o gasto energético, acelerando o metabolismo. Se quiser combinar com outra bebida termogênica, uma boa opção é o chá verde.

– EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?
Gestantes e lactantes devem evitar o chá de hibisco, pelo fato de que a bebida pode causar ação mutagênica e influenciar na formação dos genes do feto e do bebê.

– NADA EM EXCESSO É BOM
Como já diz minha mãe, “tudo que é demais, não é saudável”. O chá de hibisco pode ser excelente para vários aspectos da saúde, mas, se consumido em excesso pode causar desidratação, por sua ação diurética. Ou seja: ao urinar demais, a pessoa elimina muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo – composto, principalmente, por cálcio, potássio, sódio e magnésio.

[Fontes: Andrea Dario Frias, doutora em ciência da nutrição e Ph.D em nutrição, coordenadora do centro de pesquisas Sanavita. Alexandros Botsaris, clínico geral e fitoterapeuta, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia. Maria Angélica Fiut, nutricionista e fitoterapeuta, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT) – via site Minha Vida]. 

cha-de-hibisco-3

Vai um chazinho aí? Beijos e até a próxima!

Post Anterior

Cílios de boneca: 5 dicas de maquiagem para cílios mais longos

Próximo Post

Moda inverno: como deixar o look interessante com cores neutras

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Voltar ao topo