Depois de testar o Heccus e a Massagem Modeladora, chegou a vez de fazer uma sessão de radiofrequência na Beauty Club, em Santos. Confesso que nunca havia ouvido falar deste tratamento, mas, na prática, gostei bastante.
O tratamento de radiofrequência é um complemento à drenagem e, também, um ótimo pós-operatório para quem passou por uma lipo ou por uma cirurgia de redução de estômago. Visa não só a redução de estrias, como, principalmente, a flacidez. É ideal para ser feito naquelas partes do corpo onde o músculo demora mais a endurecer – como o músculo do “tchauzinho”, no braço, ou a parte interna das coxas.
O aparelho possui três controles, sendo um deles o termômetro, para ajustar a temperatura ao longo da sessão, e dois massageadores. O massageador quente é usado para elevar a temperatura da pele e da região subcutânea, mantendo esta temperatura por até 14 minutos (tempo médio de sessão para cada região do corpo escolhida).
Primeiro, aplica-se um produto na pele com a textura de um gel (pode ser vaselina), que facilita a aplicação do massageador quente e, depois, dá-se início à massagem.
As áreas do corpo escolhidas por mim, para fazer a radiofrequência, foram a bananinha (sempre meu Karma) e a barriga. O ideal é escolher uma região onde já está sendo feita algum tratamento, para complementar e reforçar o objetivo – como drenagem, massagem modeladora ou o próprio Heccus.
Como este é um tratamento feito com base em picos de temperatura, a primeira parte da aplicação é com o massageador bem quente, com temperatura entre 39ºC e 42ºC – a esteticista vai aumentando a temperatura até onde você aguenta – e a segunda parte é feita com o massageador gelado.
Fotos por Edeli Paulino.
1. DÓI? Não. A única coisa que pode acontecer é sentir uma quentura mais forte na região tratada, durante a aplicação do massageador quente, mas, a profissional sempre pergunta até onde você aguenta, antes de aumentar sua temperatura. É completamente suportável.
2. POR QUÊ A TEMPERATURA ALTA? O calor do massageador na região escolhida atua na célula de gordura, melhorando o metabolismo e a difusão de nutrientes, que faz com que o nível de triglicérides diminua, reduzino o volume da área tratada. Este tratamento também estimula a produção do colágeno, responsável pela elasticidade da pele – o que causa, consequentemente, a melhora da flacidez.
3. QUAIS AS INDICAÇÕES? Indicado para tratamento de celulite, de flacidez e, principalmente, para pós operatórios ou casos de dieta que possam causar perda excessiva de musculatura (ex.: cirurgia de redução do estômago). Também indicado para tratamento de rugas do corpo e da face.
4. QUAIS AS CONTRA INDICAÇÕES? A radiofrequência pode ser aplicada em todas as regiões do corpo e da face, exceto a área da tireóide. Doenças de pele, uso de marca-passo, desfibrilador ou qualquer implante eletrônico também estão dentro das contra-indicações, onde o aparelho de radiofrequência não pode ser utilizado. Hematomas, histórico de trombose profunda ou uso de medicamentos como anticoagulantes e corticoides de modo contínuo, uso de isotretinoína nos últimos 6 meses também impedem o tratamento com este método. O tratamento também é contraindicado em pacientes com tumores malignos ativos ou recentes, para doenças da tireoide descontrolada ou qualquer histórico de doenças estimuladas pelo calor, como a herpes, no local a ser tratado. Desordens endócrinas, como diabetes e HIV, também não podem passar por sessões de radiofrequência. Mulheres que usam o método anticoncepcional DIU são contraindicadas à técnica para a região abdominal. O tratamento também não deve ser feito em regiões que possuem implantes sintéticos, sobre tatuagens ou maquiagens definitivas. Pacientes que fazem uso da aplicação de botox devem esperar, pelo menos, quatro dias para fazer a sessão de radiofrequência. Para preenchimentos e peelings químicos, o mínimo de intervalo é duas semanas. Após peeling profundo e tratamentos com laser, o necessário é esperar um mês. O tratamento de radiofrequência é proibido para gestantes.
5. QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS? O ideal, para alcançar um resultado significativo, é de três a dez sessões em cada região tratada. No entanto, o número de sessões sempre depende do objetivo do paciente, da quantidade de gordura/celulite/flacidez e da resposta individual a cada sessão. Deve-se, também, respeitar o intervalo de uma sessão semanal para o corpo e uma a cada duas ou três semanas de intervalo para o rosto. Para manutenção do resultado e manter seu efeito, devem ser realizadas novas sessões anualmente. O tempo médio de cada sessão é entre 20 e 40 minutos.
BEAUTY CLUB
Av. Goitacazes, 4 – Sobreloja. Gonzaga, Santos SP.
Tel.: (13) 3385-9800
http://bclubsantos.com.br
PROFISSIONAL
Natricia Rosa Marinho – Esteticista e Fisioterapeuta
Crefito – 3 128918-F
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…