5 coisas para levar em conta antes de ir às compras

compras | como economizar | moda | economizar | dicas para economizar dinheiro | 5 coisas para pensar antes de ir as compras

Em pleno ano de 2016 eu realmente acredito que o nosso grande desafio, no mundo da moda, é aliar o “fazer a diferença” com “consumo consciente”. A crise inegavelmente está aí, o que não nos permite sair gastando com tudo o que vemos pela frente. O que significa que já passou da hora de ponderarmos nosso impulso de compras.

Para te ajudar – e me ajudar também, afinal, adoro uma comprinha -, vamos a uma lista básica com 5 princípios para pensar e refletir antes de se jogar no consumo.

#1 EU REALMENTE “PRECISO”? 

Acho que esta é a primeira pergunta que devemos fazer a todo o momento que surge em nossa cabeça a ideia ou a vontade de comprar alguma coisa. É normal que o universo das vendas faça com que sintamos a necessidade de adquirir algo, mas a verdade é que, em 99% dos casos, nós não necessitamos de nada. 

#2 EU POSSO?

Outra pergunta essencial para se fazer antes de comprar. Quais são minhas prioridades? Eu já paguei todas as contas, já usei meu dinheiro para tudo que era realmente necessário? Com o que sobrou, dá para eu comprar isso? Realmente posso?

#3 FAZER A DIFERENÇA

As compras por impulso são as piores, porque além de não ponderarmos o dinheiro que estamos gastando, acabamos gastando com algo supérfulo, que não é essencial – e, pior: que não fará a diferença em nosso guarda-roupa. Hoje em dia, eu procuro gastar somente com aquilo que vai fazer a diferença para mim, que vai identificar minha personalidade para o mundo. Comprar pra ser “só mais uma” é algo que encaro como desnecessário.

#4 AUTOESTIMA NÃO SE COMPRA, SE CULTIVA

Que atire a primeira pedra quem nunca foi às compras pra tentar levantar a autoestima. Eu mesma sempre fui craque nisso, até que parei e pensei: não adianta eu comprar o mundo, se a autoestima não for cultivada dentro de mim. De fora, ela não vem. Se nos basearmos nisso, vamos conseguir apenas duas coisas: 1) frustração, porque a compra em si vai nos proporcionar aquele momento passageiro de bem-estar e depois acabou, e 2) falta de dinheiro. Porque, percebendo que este prazer e autoestima são momentâneos, logo sentiremos a necessidade de comprar de novo, gastando o que não temos. É um ciclo vicioso, como uma droga. Portanto: cultive a autoestima dentro de você, com o que você tem. Você não precisa ter, para ser. O “ser” é muito mais importante e vem antes de qualquer outro verbo.

#5 PARA TRANSFORMAR POR FORA, É PRECISO COMEÇAR POR DENTRO

Outra coisa que a gente só consegue exercitando nossa própria mente e não o bolso nas compras é transformar a personalidade. Ou seja: se você não está satisfeito(a) com quem você é, sem problemas. Comece agora a transformar suas atitudes e, só depois, pense em transformar o guarda-roupa. A mudança começa de dentro. Então, depois que descobrir do que gosta no seu “novo eu”, parta para a mudança do look – aos poucos, ponderando tudo aquilo que falamos até aqui. Porque mesmo que uma ou outra coisa se queira comprar, é sempre importante pensar no que dá para reutilizar dentro do guarda-roupa.

LEIA MAIS: 5 jeitos fáceis e lindos de usar lenço no pescoço

Depois de considerar estas 5 questões na hora de ir às compras, me conta se o seu impulso de gastar não foi melhor controlado. Eu também vou colocar em prática! Boa sorte a todos nós!!

Beijos 😉

Post Anterior

Como amarrar lenços: 5 jeitos fáceis e lindos

Próximo Post

Moda 2016: a blusa de gola alta está de volta

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Voltar ao topo