Não sei quanto a vocês mas eu, pelo menos, pouco tinha o hábito de prestar atenção aos prazos de validade das makes que usava (entre outros produtos de beleza). Até que um dia me toquei que, muito possivelmente, uma alergia que eu estava na pele surgiu devido a usar produtos fora da validade. E eu usava por MUITO tempo, sem me tocar!
Coincidência ou não, depois que parei de usar estes produtos vencidos, a alergia cessou. O que me levou a ficar super atenta com tudo que uso, em nível de cosméticos. Para que você também não bobeie e não encare o assunto como “bobagem”, dá só uma olhada na quantidade de problemas que usar produto fora do prazo de validade acarreta!
Muitas vezes você pode achar que tem aquela famosa “rosácea”, irritação típica de peles sensíveis. Bem, se sua pele não é sensível a ponto de ter essa característica, pode ter certeza que a vermelhidão é uma reação alérgica à maquiagem vencida. Certifique-se!
Os cravos e espinhas que nos pentelham ao longo de toda uma vida não são causas apenas da falta de higienização da pele. Eles podem, também, ser a causa do uso contínuo de maquiagem velha, passada do prazo da validade, que acumula fungos e bactérias que são transmitidos diretamente para nossa pele, quando a usamos. Sem contar que produtos líquidos, ao vencerem, ficam com seu óleo separado do restante dos componentes de sua fórmula, outra causa do nascimento de espinhas – ele entope os poros, evitando que a pele respire.
Outra causa alérgica do uso de produtos vencidos é a ardência, também pouco reconhecida. Fique atento(a) à sensibilidade da sua pele: se achar que está sensível demais, dolorida ou com um ardor sem motivo aparente, dê uma olhadinha nas datas de validade de seus cosméticos. Algum deve estar vencido e este pode ser o motivo!
4- CONJUTIVITE
Sim! A conjutivite pode ser uma reação alérgica – GRAVE, diga-se de passagem – do uso contínuo de maquiagem vencida, principalmente, de máscara para cílios, de lápis e de delineadores. Já deu pra perceber que não dá para bobear, né?!
1- Não deixe seus produtos de beleza no banheiro – normalmente, é um lugar de umidade, que faz com que o calor da água quente deixe-os estragarem mais rápido;
2- Lave seus pincéis regularmente, para evitar a proliferação de microorganismos que contaminam a pele;
3- Evite tocar as pontas dos tubos dos produtos com as mãos, para evitar a contaminação de todo o restante do frasco/embalagem (exemplo: batons, lápis, pincéis, etc).
Caso a data de validade de seu produto fique localizada na embalagem, que é jogada fora, normalmente, uma maneira de não esquecer de conferi-la é anotando em um papel pequeno/adesivo e colando na própria embalagem que você usa. Assim, você sempre vai dar de cara com essa data e vai saber que precisa conferir se a mesma ainda vale.
E você, já teve algum problema com make vencida? Costuma olhar a validade dos produtos?? Conta pra mim! Beijos e até mais!
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…