A identidade visual através do estilo

imagem pessoal | identidade visual | estilo | os 7 estilos universais | coloração pessoal | estilo pessoal | consultoria de imagem | consultoria de estilo | imagem e estilo pessoal

Já falei algumas vezes sobre o assunto lá no meu destaque Moda e Estilo, do meu Instagram, mas hoje quero deixar registrado aqui minha mudança de visual e explicar, com mais detalhes, como construí a imagem que tenho hoje.

Afinal, nada como dar o próprio exemplo para provar como um trabalho é feito e os efeitos dele, não é mesmo? No caso, o meu próprio trabalho, de Consultoria de Imagem e Estilo.

A MARCÉLI EM MEADOS DE 2015…

Quem me conheceu há 6 anos, mais ou menos, deve se lembrar de como me apresentava: usava cabelos longos, quase na cintura, mechas californianas (com raiz natural e pontas aloiradas), estava sempre de preto e tinha um apelo boho-rocker em todas as minhas produções.

Se o look tivesse cor, quando tinha, era um batom vermelho (geralmente fora da minha cartela de coloração. Na época eu ainda desconhecia esse universo)! Estava errada? Não. Era apenas quem eu era na época e minha imagem retratava isso.

O QUE DIZIAM OS LOOKS E A IMAGEM DA MARCÉLI DE 2015?

E como um look retrata uma personalidade? Através dos elementos. O cabelo longo, por exemplo, reproduzia certa sensualidade com pitadas de rebeldia que, na época eu priorizava.

As cores fechadas e pouco convidativas representavam minha personalidade forte, pouco flexível e um tanto agressiva, que eu também tinha de forma bem enfática na época.

Meu visual era muito mais influenciado pelo meu gosto musical (preferencialmente roqueiro) que por qualquer outra coisa. Não há nada de errado nisso, mas, o “problema” é que, priorizando apenas o estilo roqueiro, eu deixo de lado outras qualidades e características que me validam muito também e que podem ser exploradas por outros estilos.

A MARCÉLI DE HOJE

Minha mudança de visual foi gradativa e não da noite para o dia (assim como nada nessa vida é, diga-se de passagem). Em meados de 2016, então, através de uma sugestão que me foi dada, eu mudei a cor do meu cabelo.

Abandonei as mechas californianas e fiquei ruiva pela primeira vez, de modo beeeem discreto, para não tomar um susto, já que nunca tinha sido ruiva na vida. Tornar-me ruiva abriu um novo horizonte na minha vida para que eu começasse a testar mais as cores.

imagem pessoal | identidade visual | estilo | os 7 estilos universais | coloração pessoal | estilo pessoal | consultoria de imagem | consultoria de estilo | imagem e estilo pessoal

Quando comecei a estudar consultoria de imagem e coloração pessoal, percebi que haviam cores certas para valorizar tons de pele, assim como cortes e cores de cabelo. Desde que sou ruiva, há 5 anos, mudei o tom do meu ruivo por muitas vezes.

Nem de todos gostei e também não foram todos que me valorizaram, afinal, tem a questão do pigmento da cor. Para minha pele, que é fria, cores de pigmentos azuis valorizam mais, logo, os ruivos um pouco mais fechados e/ou avermelhados (e não os alaranjados).

imagem pessoal | identidade visual | estilo | os 7 estilos universais | coloração pessoal | estilo pessoal | consultoria de imagem | consultoria de estilo | imagem e estilo pessoal

Estudando e me aprofundando no universo da Coloração Pessoal e dos Estilos Universais, pude entender como estes elementos funcionavam para favorecer uma imagem e comecei a aplicar as teorias em mim mesma, na (re)construção do meu estilo e da minha imagem pessoal.

Hoje eu sei que os estilos que mais me representam são o Feminino, Criativo e Dramático, embora eu faça muito uso dos Estilos Esportivo e Elegante volta e meia.

imagem pessoal | identidade visual | estilo | os 7 estilos universais | coloração pessoal | estilo pessoal | consultoria de imagem | consultoria de estilo | imagem e estilo pessoal

Por que? Bom, o estilo Feminino está presente através dos tons de rosa que uso e amo (especialmente os clarinhos), dos babados e dos motivos florais e vintage que aparecem não só nas roupas que uso, mas, também, na décor do meu ambiente de trabalho.

Já o criativo é a representação do que AMO mesclar e que me traduz muito: elementos pesados e rocker, como bota coturno, cinto com tachas e acessórios pesados, como correntes ou brincos-statement com tules, renda, cores clarinhas. Também sou bastante fã de sobreposições e mix de cores, algo também presente neste estilo.

E por último, o estilo Dramático, que às vezes se faz presente nos meus looks através de óculos-statement, brilho, mangas bufantes e saias volumosas ou rodadas.

E A PERSONALIDADE ATRAVÉS DO ESTILO?

imagem pessoal | identidade visual | estilo | os 7 estilos universais | coloração pessoal | estilo pessoal | consultoria de imagem | consultoria de estilo | imagem e estilo pessoal

Minha essência geniosa ainda existe, obviamente – e ela se apresenta por meio dos elementos “pesados” que gosto de usar, volta e meia, misturados a outros elementos mais leves.

Estes elementos mais leves, por sua vez, demonstram meu lado amoroso e carinhoso que nem sempre se faz presente, dependendo do contexto em que me insiro. Quem me conhece BEM sabe que ele existe e é muito forte.

O apelo romântico-feminino mostra que a vida me tornou mais flexível e eu gosto dessa mudança. Deixei de ser um pouco aquela pessoa que levava tudo a ferro e fogo e prefiro resolver as coisas de modo racional e leve. Evito declarar guerra de cara hoje, pois acho um desperdício de tempo e de energia.

Já o estilo Dramático representa meu lado “artístico”, digamos. Adoro abusar de elementos chamativos em eventos ou acontecimentos que julgo marcantes (Lua em Leão que fala, né? rs).

MAIS: Calça jeans é AZUL e não neutro

O que você achou da minha transformação e como imagina que sua imagem será daqui a um tempo? Será que ela reflete quem você é hoje??

Me conta! E até a próxima análise.

Beijos,

Marcéli Paulino

Post Anterior

Vestido midi: uma tendência para qualquer época do ano

Próximo Post

Capinha Iphone 11: Veja as melhores capinhas para o dia das mães

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Voltar ao topo