Enquanto, por um lado, a jaqueta bomber se torna a número 1 no quesito “modelagens queridinhas para a estação”, por outro, a tradicional jaqueta de couro preta é preferência da maioria quando se trata de complementar um look sem pensar demais.
E como ela, realmente não há outro curinga melhor do closet de inverno. Vamos conferir aqui os jeitos certos e errados de usar a peça.
COM SAIA
Uma regra para lembrar sempre que quiser aderir à jaqueta de couro com saia é: escolha um modelo de jaqueta que ultrapasse a altura da cintura e uma saia que vá, no máximo, até o joelho. Saias longas podem funcionar para as mais altas, mas usar um modelo de jaqueta curta (lê-se: acima da cintura) é o passe livre para achatar as proporções.
COM VESTIDO
Quem gosta de ousar pode escolher esta combinação, mas a regra da altura é a mesma para saias: passe longe dos modelos midis! Ou mini, ou longo. Vestidos na altura dos joelhos também estão permitidos e a combinação, além de trazer personalidade ao visual, equilibra o romantismo da primeira peça.
COM CALÇA
Os modelos skinny são os mais indicados para combinações com a jaqueta de couro, uma vez que a peça de cima já traz volume ao visual. Um bom truque para alongar a silhueta (para baixinhas e cheinhas) é aderir à monocromia, como na foto do meio. Modelos cigarretes podem funcionar para donas de pernas finas, mas é sempre bom complementar a combinação com sapatos de bico fino e sem tiras, para não achatar.
COM SHORTS
Com meia calça ou sem – depende do que a temperatura exigir -, os minishorts também são bem vindos em combinações com a jaqueta de couro. Quanto mais comprida a altura da jaqueta, melhor para alongar a silhueta visualmente. Outra dica boa para ajudar a não achatar o visual é apostar em uma peça de baixo (t-shirt ou camisa) com altura um pouco maior que a jaqueta: ajuda no equilíbrio das proporções.
COMO NÃO USAR!
Imagens: Pinterest (reprodução).
Jaquetas curtas, vestidos e saias midi e calças largas são tópicos principais da lista “como NÃO usar”: nossa amiga Kim Kardashian exemplifica claramente o motivo de deixar de lado modelos curtos de jaqueta (mesmo para as magrinhas). Além de encurtar o tronco, evidencia o quadril. Vestidos midi também não são boas companias para looks com a peça, nem para altas, nem para baixas: encurta e achata.
E por último, mas não menos grave, calças largas – boyfriend, saruel, etc. A jaqueta por si só proporciona volume ao tronco, portanto, a peça de baixo precisa ser seca em se tratando de calça, para equilibrar.
por Marcéli Paulino
Conheça o novo ebook Como se Tornar um Personal Stylist e entre para o mercado de trabalho de moda!