Treinar não necessariamente precisa ser sinônimo de desleixo né, minha gente? Na verdade, eu até acredito que, se arrumar para isso (vulgo escolher roupas apropriadas, legais), sentir-se bonita e na moda, dentro do possível e do viável, até motiva sua ida à academia. Digo por experiência própria!
E não pense que é uma questão de futilidade: você não gosta de se sentir bonita para ir a um casamento? Para ir ao cinema ou a um jantar? Para um evento, qualquer que seja?? Por quê, então, para treinar e trabalhar seu corpo e sua saúde seria diferente? Vestir-se adequadamente e de maneira a se sentir bem, em qualquer ocasião, é uma maneira linda de agradar a si mesmo(a). Afinal, fazer exercício é uma tarefa para o seu próprio bem!
Sendo assim, vamos a uma listinha de peças legais que você pode levar à academia, em seu look fitness! Confira só!!
Com pegada anos 80, os macacões de academia estão de volta e são práticos, por serem uma única peça. Ou seja: você não precisa esquentar a cabeça, pensando em algo para combinar (como calça/blusa). A única coisa que precisa atentar é para o possível uso de um casaco, caso esteja aquele ventinho!
Outro cuidado a se ter é na textura dos tecidos: os finos demais marcam a calcinha, então, tem que pensar também na lingerie que vai colocar para malhar.
Vantagem: é firme ao corpo, confortável para se exercitar e modela as formas!
Regatas são ítens indispensáveis de nosso closet por muitos motivos: qualquer ocasião é uma chance de incluí-la ao look, principalmente, em se tratando de ir à academia! Sua modelagem é universal – favorece qualquer biótipo -, sem falar no conforto que proporciona.
Além disso, frases motivacionais – que estão super em alta – são ótimas em qualquer circunstância, não é mesmo? Então, por quê não carregar uma consigo, estampada em sua própria roupa? Assim, você motiva a si próprio(a) e às outras pessoas que olharem para sua t-shirt a malhar! 😉
Um extra que as regatas proporcionam, mais que os outros formatos de blusa, é a facilidade de poder usar sobreposições! Se você tem busto grande, por exemplo, um top decotado com duas sobreposições de regatas ajudam a segurar e a não causar desconforto na hora da malhação. O mesmo vale para disfarçar “pancinha”, “pneuzinhos” e por aí vai…
Lembrando também que fibras naturais são mais frescas e arejam bem mais que as sintéticas! Na dúvida, aposte no algodão, na lycra ou em tecidos impermeáveis, que roupas de ginástica costumam possuir. Elas não deixam o suor “entranhado” no corpo, deixando você transpirar com liberdade.
Vantagem(ns): não marca o corpo (para quem não gosta), é confortável e soltinha e, também, não marca o suor – dependendo do tipo de tecido. Atenção, porém, ao tipo de tecido: peças com muita lycra, justas demais, podem causar o efeito oposto de disfarçar. Por serem muito agarradas ao corpo, podem fazer estas gordurinhas “saltarem”.
Calças são queridinhas em termos de looks fitness (digo por mim!). Elas podem ser envernizadas, com aplicações, imitando couro ou jeans – todas estão em alta para fazer exercícios. Se quer sair um pouco do básico e dos neutros, este é o caminho!
Em termos de modelagem, as leggings compridas alongam, enquanto as calças mais curtas, cuja altura vai no meio da canela, ou as bermudas, encurtam pernas e silhueta. Para decidir qual usar, basta definir seu objetivo em termos de visual. A dica do tecido é a mesma, também: opte por tecidos impermeáveis, que deixam a pele “respirar”, assim você não se sente dentro de uma camisa de força (principalmente no calor!).
Vantagem: escondem imperfeições da pele (como celulite, por exemplo) devido à quantidade de informações da estampa e, também, devido ao tecido mais grosso. Ou seja: se quer disfarçar estas “gordurinhas superficiais”, não aposte em tecidos finos demais.
E para finalizar seu look fitness com muito estilo, pode usar e abusar das cores nos modelos de tênis! Enquanto os modelos para sair puxam mais pelo branco, preto e metálicos, na hora de treinar e se exercitar vale qualquer mistura de cores – isto, é claro, se você gostar.
Independente das apostas da estação, seja para malhar, para sair ou trabalhar, nunca se esqueça de que é importantíssimo imprimir sua personalidade naquilo que usa. Então, na hora de escolher algo, lembre-se daquilo que gosta. Se você sempre usa cores “chegueis” aonde quer que vá, é legal manter essa premissa nos looks fitness, ou, se você é do time das discretas e gosta de tons mais fechados, sinal verde para usá-los na hora do treino também.
Isto não é uma regra, mas, uma orientação bacana que ajuda você a reforçar sua “identidade” na hora de escolher o que vai usar, onde quer que esteja. Facilita a rapidez, na hora de improvisar o que usar, e não te deixa passar por aquelas crises de estilo, de pensar “quem sou eu e por quê estou usando isto?“, hahaha. Sacou? 😉
Você não precisa ir às compras toda hora ou gastar o que não pode para montar um armário fitness conciso e bacana. Quer um passo a passo eficaz para fazê-lo? Confira o infográfico abaixo!
Pra fechar o post com chave de ouro, aqui vai um vídeo no capricho reforçando algumas ideias que comentei acima, de maneira resumida. Agora você já sabe por onde começar quando surgir a ideia de reformular ou construir do zero um guarda-roupa para a academia!
Gostou da listinha? Então trate de procurar algo em seu guarda-roupa, garimpe alguma peça que goste e bora se exercitar! Não se esqueça de dar um super like, se gostou do post, e compartilhar com as amigas para ajudá-las também! 😀
Super beijo e até a próxima!
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…