Você sabe o que é antipapa? Descubra

Apesar de ser uma nomenclatura que sugere algo diabólico, um atipapa não é uma pessoa que luta à favor das forças do mal ou contra o cristianismo. O termo "antipapa" surgiu entre a politicagem da igreja católica, mediante uma reclamação que algum dos padres fazia durante o título de um Papa eleito, sobre alguma conduta da Igreja.

Por algumas vezes, o resultado do conclave sobre o Papa eleito era desconsiderado, mediante o apoio de alguns cardeais. Quando isto acontecia, uma nova votação era feita para a decisão final. Veja, abaixo, alguns exemplos ocorridos na história.

entretenimento | curiosidades | pesquisa | história | cultura | antipapa | o que são antipapas | significado de antipapa | Você sabe o que é antipapa? Descubra

HIPÓLITO DE ROMA – O PRIMEIRO ANTIPAPA

Hipólito foi considerado o primeiro antipapa da época, opondo-se ao Papa Calisto I. Foi um dos principais teólogos do século 3 e, de acordo com o que se sabe, a oposição aconteceu em razão à não concordância de Hipólito com a conduta de Roma, que consistia em amenizar as penitências da igreja com o objetivo de conquistar novos fiéis pagãos. Posteriormente, Hipólito se reconciliou com a Igreja e chegou até a ser canonizado após sua morte.

NOVACIANO, O POLÊMICO

Este foi um antipapa polêmico do século 3. A 'briga' surgiu em volta do imperador Décio, que, na época, havia mandado perseguir os cristãos. Após o fim das perseguições, duas correntes políticas se dividiram em Roma, sendo uma apoiada pelo imperador e outra apoiada pelo sacerdote Cornélio: a primeira corrente, defendia que apenas os fiéis ao cristianismo durante as perseguições poderiam praticar a religião e a outra, defendia que todos deveriam ser perdoados e autorizados a praticar o cristianismo, sendo fiéis ou não. 

Cornélio, defensor da segunda corrente, tornou-se Papa e Novaciano tornou-se antipapa (e representante das intenções de Décio). A partir daí, os dois pasaram a disputar os fiéis, enviando representantes para as comunidades ao redor da Europa com o objetivo de divulgar suas respectivas ideias. Mediante a insistência de seu opositor, Cornélio convocou um sínodo (vulgo assembléia) para confirmar seu poder como Papa. Excomungou Novaciano e oficializou sua corrente política: todos que deixaram de ser cristãos por medo da perseguição do imperador poderiam ser perdoados e rebatizados.

Post Anterior

Pouco antes de desfilar nas passarelas do SPFW, Cori anuncia nova diretora criativa

Próximo Post

Selena Gomez proíbe dj de tocar músicas de J. Bieber em festa de lançamento de seu filme

Voltar ao topo