Tá difícil lidar com essa bipolaridade do clima né, gente? Planejamos um look pensando que a mínima de 15ºC vai se cumprir e eis que abre um Sol de Janeiro e os termômetros sobem a 30ºC subitamente. Aí, no dia seguinte, vamos preparados pro calor africano e de repente a temperatura cai para os 18ºC… Quem sofre com isso, além da nossa saúde, é nosso guarda-roupa. Porque todo dia, antes de sair de casa, nos vemos num dilema maior que o normal do “quê vestir??”.
Eu morei em São Paulo capital uma época da minha vida e meio que enfrentei isso por bastante tempo. Como todos sabem, Sampa é conhecida por “fazer as 4 estações no mesmo dia”. Tendo que lidar com essa realidade, aprendi a fazer uso de uns truques pra passar por essas estações – e já que Santos invejou a capital e tá imitando em termos de clima, vamos a essas dicas para ninguém sofrer.
Se amanheceu um calor daqueles, opte por tecidos mais leves que deixam a pele respirar (vulgo tecidos naturais). São eles: algodão, laisé ou seda. Seja vestido, seja uma camisa, roupas nestes tecidos são mais elegantes e vão te deixar arejada na correria do dia a dia. Mas, lembre-se: casaco é bem-vindo de stand by.
Pode estar chuva, Sol, neve, caindo bolas de fogo do céu… leve um casaco. Não precisa ser um modelo super pesado, mas, precisa garantir que você irá se aquecer no momento em que esfriar. E aí, vale a regrinha das camadas: quanto mais fina for sua blusa ou top, mais quentinho deve ser o casaco. Assim, no momento de emergência, ele será útil.
Está calor, ok. Mas, lembre-se que chuvas são imprevisíveis e, normalmente, quando ocorrem mudanças bruscas de temperatura, elas chegam chegando. Opte por sapato fechado para seu look do dia, nem que seja uma sapatilha, um tênis… não precisa ser necessariamente bota, mas, é legal garantir que seus pés estejam protegidos de um súbito dilúvio. Vai por mim.
Não precisa estar inverno glacial para levar uma pachimina na bolsa (ou um lenço mais leve, que seja). Lembre-se de que existe ar-condicionado de escritório, de shopping e que há, principalmente, aquele ventinho que chega de repente e ferra com a nossa garganta. Leve uma pachimina com você: não pesa na bolsa e pode te salvar em tantos momentos, que você nem imagina.
E já que mudança de temperatura combina com chuva, não se esqueça de levar um guarda-chuva com você na bolsa. A não ser que você não se incomode de se ensopar ou de pegar uma gripe, em hipóteses piores, não há escolha.
Precisando de peças lindas e em conta para compôr seu look de meia-estação? A Zaful tem as opções certas para você. Lá você encontra vestidos com a modelagem sereia (vulgo “mermaid dresses“) e muito mais. Clique para ver mais!
Aproveite a estação indecisa pra exercitar a criatividade e renovar o closet!
Beijos e até a próxima!! 😉
Marcéli
Me chamo Marcéli Paulino, nascida em 16 de Julho de 1988, e sou bacharel em Tradução e Interpretação, curso que iniciei com 17 anos! Um pouco antes de me formar, já me interessava muito por moda e sabia que queria estudar e atuar na área. Então, assim que peguei meu diploma, foi o que fiz: procurei formações na área, que era meu sonho…