7 dicas para uma boa convivência social

comportamento | dicas de comportamento | relacionamento | etiqueta | lifestyle | dicas para uma boa convivência

Conviver: um dos dilemas do ser humano, principalmente, quando este verbo é acompanhado da frase “em paz”. Tarefa difícil? Nem tanto, se soubermos praticar estas sete diquinhas que conto para vocês, abaixo – inspirada, em partes, pelo livro “Chic[érrimo]”, de Gloria Kalil. Veja só!

1- CONSIDERE O PRÓXIMO (TRADUZINDO: NÃO SEJA UM(A) OTÁRIO(A))

No quê isto implica, exatamente? Em tratar qualquer pessoa, além de você mesmo, com igualdade e respeito. Parece óbvio, mas a desconsideração acontece nos pormenores, como interromper alguém no meio de seu raciocínio, por exemplo; como adentrar um recinto sem dar bom dia/boa tarde/boa noite; como fazer comentários inconvenientes ou de origem preconceituosa. Só para exemplificar algumas atitudes. Como diz Gloria Kalil: “considerar o outro é o básico. É o vestidinho preto, o terno marinho, o arroz-com-feijão da boa convivência social“. Não seja um(a) otário(a), por favor.

2- DISFARCE O SEU NARCISISMO

Olhar-se demais no espelho em público, reforçar suas ótimas características aos outros o tempo todo e sentir-se o umbigo do mundo a todo o momento são atitudes de uma pessoa explicitamente narcisista e que, novamente, não considera o próximo. Entenda que o mundo é grande e todas as pessoas importam, além da sua maravilhosa pessoa e encantadora rotina e personalidade.

3- NÃO TENTE CONVENCER O OUTRO A CONCORDAR COM VOCÊ

Opiniões e pontos de vista estão aí para serem discutidos e expostos sim, desde que o diálogo não vire um sistema ditatorial de opressão, onde um indivíduo não permite que o outro discorde dele. É importante aprender a respeitar a opinião de cada um, por mais que não gostemos dela. Detalhe: “brincar” de não respeitar a opinião do outro também é uma forma de opressão.

4- NÃO COMETA VEXAMES

Entrar em um local fumando, fumar no carro dos outros (principalmente sem pedir) e falar alto em locais públicos são considerados vexame pelas normas de etiqueta. Civilidade nunca é demais, né!?

5- DEVOLVA O QUE PEGOU EMPRESTADO EM BOM ESTADO

Eu confesso que detesto emprestar coisas. Roupa e sapato, então, nem se fala. Não estou dizendo que é bonito ser assim, mas, se você é do tipo que não liga em emprestar ou pegar emprestado, ao menos certifique-se de que a peça esteja em bom estado (tanto para emprestar, quanto para devolver o que foi emprestado). É péssimo devolver algo a alguém em um estado pior do que quando lhe emprestaram.

6- A FORMA COMO VOCÊ DIRIGE REVELA QUEM VOCÊ É

Você é do tipo que não respeita sinalização, que não dá preferência ao pedestre, que nunca dá passagem a outros carros e que xinga o outro motorista a todo o momento, por qualquer coisa? Melhor começar a rever seus conceitos.

7- VOCÊ NÃO É PAGO(A) PARA FAZER JULGAMENTOS

As pessoas têm a irritante mania de sempre tecer comentários quando recebem uma notícia sobre o que quer que seja. Já parou para pensar que, nem sempre, a outra pessoa quer ouvir sua opinião? Muitas vezes ela está te comunicando sobre algo ou simplesmente querendo desabafar, sem, necessariamente, receber uma lista com suas conclusões pessoais sobre ela ou sobre a situação em questão. Contenha-se.

Créditos: Gloria Kalil, Chic[érrimo] – moda e etiqueta em um novo regime. Editouro, Edição Atualizada. Rio de Janeiro, RJ.

LEIA MAIS: 5 peças essenciais e versáteis do guarda-roupa feminino

Gostou das dicas? Então bora colocá-las em prática e também compartilhar, para que amigos e conhecidos também tenham conhecimento dessa lista-amiga. 

Beijos e até a próxima!

Post Anterior

5 peças versáteis e essenciais do guarda-roupa feminino

Próximo Post

Dicas de moda: meu quadro novo no Programa Pedro Alcântara

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Voltar ao topo